DNA Ambiental é tema de ciclo de palestras na Esalq

(crédito: Denise Guimarães)
Editoria:

Nos próximos dias 18, 19 e 23 de janeiro, será realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) o ciclo de palestras DNA Ambiental volta para o estudo da Biodiversidade.

Sob organização do Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais, o evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação e abordará o uso do DNA Ambiental na investigação da biodiversidade, tecnologias aplicadas e a evolução dos padrões de diversidade molecular aos processos ecológicos.

As atividades serão realizadas sempre as 14h, no Anfiteatro de Fisiologia, no Pavilhão de Horticultura da Esalq. Não é necessário realizar inscrição.

18/1 | 14h |Anfiteatro de Fisiologia (Pavilhão de Horticultura da Esalq/USP)

Palestra: “Environmental DNA to investigate biodiversity in space and time”
Lucie Zinger (Institut de Biologie de l'Ecole Normale Supérieure – IBENS)

Resumo: A abundância de moléculas de DNA presente no ambiente (também conhecida como DNA ambiental, eDNA), bem como os recentes avanços tecnológicos, agora nos permitem investigar a biodiversidade no espaço e no tempo e contornar várias limitações dos métodos tradicionais de levantamento da biodiversidade. A informação genômica contida no solo e nos sedimentos pode agora ser usada para revelar a composição de comunidades biológicas passadas ou de atividades humanas passadas. A amostragem de partes do corpo de organismos pode revelar interações ecológicas, como aquelas entre plantas e seus polinizadores ou entre hospedeiros e sua microbiota. De forma mais geral, agora é possível expandir nossa compreensão de como as comunidades multitróficas se distribuem no espaço e de seus determinantes, mesmo em ambientes megadiversos. Usando exemplos de projetos colaborativos anteriores e em andamento, serão ilustradas essas diferentes aplicações e abordadas as perspectivas do eDNA para conservação/ciências ambientais e biomonitoramento.

19/1 | 14h |Anfiteatro de Fisiologia (Pavilhão de Horticultura da Esalq/USP)

Mesa Redonda: “Tecnologia aplicada ao estudo da Biodiversidade”

- Vinicius Castro Souza (ESALQ/USP): “Levantamento da biodiversidade de uma floresta tropical em 24 horas? O desafio do XPRIZE: RAINFOREST”
- Renato Augusto de Lima (ESALQ/USP): “A identificação de plantas na palma da mão: o que falta para que aplicativos portáteis consigam reconhecer plantas da flora brasileira?”
- Lucie Zinger (Institut de Biologie de l'Ecole Normale Supérieure – IBENS): “XPRIZE rainforest challenge: the eDNA-based solution of the Brazilian team”

23/1 | 14h |Anfiteatro de Fisiologia (Pavilhão de Horticultura da Esalq/USP)

Palestra: “From molecular diversity patterns to ecological processes: how far are they in the plant-soil system?”
Lucie Zinger (Institut de Biologie de l'Ecole Normale Supérieure – IBENS)

Resumo: Nas últimas décadas, o metabarcoding do DNA ambiental (eDNA) revolucionou a maneira como exploramos os padrões de diversidade no ambiente e abriu novos caminhos para a pesquisa básica e aplicada do solo. Mas esse avanço metodológico inevitavelmente vem com novos limites e questões que se somam às dificuldades intrínsecas em desemaranhar os múltiplos processos ecológicos que ocorrem nesse ambiente complexo. Os inventários taxonômicos moleculares contêm uma assinatura ecológica que é, por essência, diferente dos tradicionais e é ainda mais distorcida por vieses moleculares. Isso nos leva à pergunta perturbadora, mas necessária: o que podemos realmente inferir do metabarcoding do eDNA? Esta pergunta poderá ser respondida explorando os prós e contras do eDNA metabarcoding no sistema planta-solo e identificando possíveis soluções para melhor conciliar uma poderosa técnica de base molecular com questões fundamentais e aplicadas sobre a biodiversidade do solo.

Texto: Caio Albuquerque (13/01/2023)