Docente da Esalq é eleita membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) divulgou, no último dia 15 de julho, a relação de seus novos membros titulares. As áreas destinadas a cada um dos eleitos compreendem Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Ciências Físicas, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

Nesta nova composição encontra-se Maria Lucia Carneiro Vieira, do Departamento de Genética, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que tornou-se Membro Titular na área de Ciências Agrárias. A pesquisadora trabalhará junto a Aciesp em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do estado de São Paulo e do País.

A cerimônia de diplomação, juntamente com os novos Membros Afiliados, ocorrerá em 14 de setembro de 2023, às 14h, no Auditório da FAPESP, em São Paulo.

Maria Lúcia Carneiro Vieira

Mestre em Genética, Universidade Federal do Paraná (1980). Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas, Universidade de São Paulo (1988). Iniciou sua carreira docente na UFPR. Em 1986, passou a integrar o quadro docente da USP. Pós-doutorados: Universidade de Nottingham (1989/1990) e Universidade de Paris (1992). É Professora Titular do Departamento de Genética, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP. Tem experiência na área de Genética Molecular de Plantas e Biotecnologia. Linha de pesquisa: Construção de mapas genético-moleculares, Mapeamento de genes e Genômica de Passiflora. Espécies estudadas: maracujás (passifloras), feijão-comum e cana-de-açucar. Funções acadêmico-administrativas: Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo, Coordenadora de Convênios com AgroParisTech (2005-2014), Consórcio FÉSIA (2005-2010) e LaSalle Beauvais (2005-) (França), visando à concessão do duplo diploma em Eng. Agronômica. Membro (2008-2013) e Presidente Substituto (2012-2013) da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio/MCTI). Membro da Coordenação de Área da Fapesp - Biologia (2014-). (Fonte: Currículo Lattes)

ACIESP

Desde sua fundação, em 8 de outubro de 1974, em São Carlos (SP), a Aciesp tem prestado serviços para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em São Paulo e no Brasil. Dentre as atividades da Aciesp se destacam a realização de reuniões científicas, a publicação de livros e de anais de reuniões, o apoio às olimpíadas de matemática e o apoio a estudantes por meio de bolsas de estudo.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 18.07.2023