Docente da Esalq figura em lista internacional dos mais influentes

(crédito: Gerhard Waller)

A empresa Clarivate Analytics divulgou um índice de cientistas, autores de artigos que figuram entre os mais citados na última década. No rol está o professor Pedro Brancalion, do departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

O ranking da Clarivate identifica os pesquisadores mais influentes do mundo e publica uma lista restrita daqueles que foram citados com mais frequência por seus pares nos últimos dez anos. Em 2021, menos de 6.700, ou cerca de 0,1%, dos pesquisadores do mundo, em 21 campos de pesquisa e em múltiplos campos, ganharam esta exclusividade, entre eles o professor Pedro, um dos 21 pesquisadores estabelecidos no Brasil elencados. “Mais do que um resultado individual, considero este importante reconhecimento como a expressão do trabalho coletivo com tantos alunos e colaboradores que têm interagido comigo nos últimos anos, com os quais gostaria de compartilhar esta conquista", declara o docente.

Na Esalq, Brancalion coordena o Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP). Como pesquisador, ocupa a posição de vice-coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e coordena pesquisas e projetos de extensão com o propósito de desenvolver conhecimento e tecnologia para manejar e restaurar florestas tropicais de forma economicamente viável e com inclusão social. “Temos em vista a coexistência equilibrada dessas florestas com a agricultura e pecuária em paisagens modificadas pelo homem. Assim buscamos desenvolver modelos inovadores de restauração florestal e produção comercial de espécies nativas, de forma a promover a recuperação de áreas degradadas em larga escala e maximizar os benefícios para a biodiversidade e bem-estar humano”.

Entre as iniciativas coordenadas por Brancalion destaca-se um projeto temático internacional financiado pela Fapesp e a agência holandesa de pesquisa sobre as contribuições de florestas restauradas para a natureza e bem-estar humano, e diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento apoiados pela Fealq e realizados com ONGs, empresas, governos e produtores rurais.

USP – A Universidade de São Paulo (USP) também está representada nessa classificação pelos professores Andre Russowsky Brunoni, Renata Bertazzi Levy e Raul Dias dos Santos Filho, da Faculdade de Medicina (FM); e Geoffrey Cannon, Maria Laura da Costa Louzada, Carlos Augusto Monteiro e Eurídice Martínez Steele, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

Clique aqui e confira a lista de pesquisadores mais citados da Clarivate