Docente da Esalq recebe título de Piracicabanus Praeclarus

Versão para impressãoEnviar por email
Crédito: Gerhard Waller

José Djair Vendramin, docente sênior do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, no último dia 04 de agosto. A ele foi concedido o Título de Piracicabanus Praeclarus, de acordo com projeto de decreto legislativo 16/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Junior.

A homenagem da Câmara é concedida aos nascidos na cidade, que se destacam na sociedade e que, de alguma forma, contribuíram para as artes, as ciências e as letras ou ainda na promoção da saúde, educação, desporto e lazer.

José Djair Vendramim possui graduação em Engenharia Agronômica (1974), mestrado (1980) e doutorado (1982) em Entomologia pela Esalq, unidade de ensino superior na qual vem atuando, desde 1980, na área de Entomologia Agrícola, com ênfase em Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas.

Atualmente, está aposentado, mas continua atuando como Professor Titular Sênior pela instituição onde ministrou disciplinas para graduandos e pós-graduandos junto ao LEA, tendo ocupado a Chefia deste por quatro anos.

Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 1998 a 2020 (nível 1 A desde 2007) e líder de pesquisa junto a esse órgão. Publicou mais de 200 artigos científicos, 4 livros, 34 capítulos de livro, além de ter orientado cerca de 70 dissertações e teses de pós-graduação e ministrado palestras junto a eventos científicos relacionados à área de Entomologia.

Vale destacar que para demonstrar sua atuação na área de Entomologia, a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) classifica o docente, em seus canais de mídias digitais (Facebook, Instagram e Twitter), na lista dos Entomologistas Famosos. Em 2020, a SEB o homenageou por ser um dos autores do clássico "Entomologia Agrícola" e mais recentemente do livro "Resistência de Plantas a Insetos", publicado em 2019. Segundo a Sociedade, essas obras e muitas outras contribuições à ciência são fruto dos esforços do professor da Esalq.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 05.08.2022