Docente ministrou curso sobre Genética Quantitativa na França

Em 2022 o curso voltou a ocorrer presencialmente (acervo pessoal)
Editoria:

No início de abril deste ano, ocorreu mais um capítulo da importante interação entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e as universidades francesas.

Durante uma semana, o professor do departamento de Genética, Antonio Augusto Franco Garcia, ministrou a disciplina “Genética Quantitativa” para os alunos de mestrado do programa de pós-graduação em Melhoramento de Plantas do Institute Politécnico UniLaSalle Terre & Sciences (Beauvais, França). “O programa integra o renomado programa European Master in Plant Breeding, da Erasmus Mundus Foundation”, conta o docente, que já havia oferecido este curso entre outras seis oportunidades, sendo que em 2020 e 2021 isso ocorreu de forma remota.

Em 2022, o curso teve a participação de 14 alunos de diversos países, incluindo França, México, Turquia, Taiwan, Indonésia, Nigéria e Etiópia. “O curso apresenta a fundamentação científica do melhoramento genético dos caracteres quantitativos, que são os mais importantes do ponto de vista agronômico, uma vez que estão associados à produtividade, resistência a estresses bióticos e abióticos etc”, comenta Franco Garcia.

Segundo o docente, a experiência é bastante interessante e enriquecedora do ponto de vista profissional e pessoal. “Os alunos têm diferentes níveis de formação e conhecimentos prévios, e é muito interessante observar as diferenças de abordagem nos diversos países. Como os alunos do programa francês precisam necessariamente fazer estágio externo em outra instituição (normalmente empresas de melhoramento européias), mantenho-me atualizado sobre as principais pesquisas, atualizando a disciplina e também minhas atividades de pesquisa”, aponta o docente.

A atividade faz parte do programa de dupla diplomação que a Esalq mantém com as escolas francesas. Desde 2005, a Esalq já recebeu 257 estudantes franceses e enviou 173 estudantes. Aproveitando a oportunidade, o professor apresentou também um seminário sobre as oportunidades de dupla diplomação.

Saiba mais sobre o curso em https://emplant-master.eu/

Sobre oportunidades de intercâmbio e internacionalização na graduação acesse aqui ou clique aqui e assista.

Clique aqui e assista o especial Estação Esalq sobre os 15 anos do programa duplo diploma do curso de Engenharia Agronômica.

Clique aqui e assista o especial Estação Esalq sobre os 10 anos do programa de duplo diploma do curso de Ciências dos Alimentos.

Texto: Caio Albuquerque (18/4/2022)