Docentes da Esalq coordenarão novos centros de estudos da USP

Coordenadores dos centros Durval Dourado Neto e Carlos Eduardo Pellegrino Cerri | Crédito: Gerhard Waller
Editoria:

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em 7 de março, a criação de quatro novos centros de estudos na USP: Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão; Centro de Estudos Amazônia Sustentável; Centro de Agricultura Tropical Sustentável; e o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical. Dois deles serão coordenados por docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A principal característica dos centros será a atuação multidisciplinar no ensino, na pesquisa e na extensão, com a possibilidade de atuação de pesquisadores e professores de diversas áreas, externos ou não à USP, do Brasil ou do exterior. Em sua estruturação, os centros contarão com comitês gestores, conselhos consultivos e comissões temáticas.

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, docente do departamento de Ciência do Solo, coordenará o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical, que irá fomentar o desenvolvimento de atividades científicas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão para soluções e estratégias inovadoras em agricultura tropical sustentável, baseada no carbono, para mitigar as mudanças climáticas e melhorar os padrões e condições de vida da população.

Como um centro de classe mundial, atuará na identificação dos principais desafios e no desenvolvimento de soluções para os sistemas agrícolas tropicais visando a aumentar a produção de modo sustentável, com menores emissões de gases de efeito estufa e maiores taxas de sequestro de carbono.

Por outro lado, o Centro de Agricultura Tropical Sustentável, coordenado também por um docente da Esalq, Durval Dourado Neto, do departamento de Produção Vegetal, irá desenvolver atividades científicas interdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, visando ao desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros.

Entre outras ações o centro pretende desenvolver o diagnóstico e prognóstico, com enfoque em segurança alimentar (quantidade) e alimento seguro (qualidade), da participação do Brasil na produção e consumo de alimentos no mundo no curto, médio e longo prazo; a proposição de soluções estratégicas de políticas públicas e projetos articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Os centros coordenados pela Esalq ficarão sediados na instituição.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 08.03.2023 (com informações do Jornal da USP)