Docentes da USP em Piracicaba figuram entre os mais influentes

Praça do Relógio - Foto: Fábio Durand/USP Imagens

Foi publicada no dia 4 de outubro a edição 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators. O levantamento apresenta duas possibilidades: é possível consultar de forma separada o impacto das pesquisas ao longo da carreira ou impacto específico em anos anteriores. A lista de 2022 apresenta 244 pesquisadores da Universidade. Já na categoria Impacto ao longo da carreira, 211 pesquisadores são da USP.

O ranking, que está em sua quinta edição, classifica os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação e é elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), analisando a atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.

A metodologia utiliza o índice composto de citações (c-core), calculado com base em seis parâmetros: número total de citações (exceto autocitações); índice H; índice de coautoria de Schreiber ajustado (índice Hm); número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é um único autor; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor ou o primeiro autor; e número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor, o primeiro autor ou o último autor. A seleção final inclui os 100.000 melhores cientistas com maior pontuação (c-score), mais os 100.000 cientistas classificados entre os 2% com maior pontuação (c-score) para cada subárea de conhecimento.

O resultado fornece um conjunto público e padronizado de informações sobre os cientistas, que são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

Campus Luiz de Queiroz – Entre os 244 docentes da USP citados, 16 são do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. São eles:

Pedro Brancalion (departamento de Ciências Florestais)

José Alexandre Melo Demattê (departamento de Ciência do Solo)

Ricardo Antunes Azevedo (departamento de Genética)

Luiz Antonio Martinelli (Cena)

Paulo César Sentelhas (departamento de Engenharia de Biossistemas)

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (departamento de Ciência do Solo)

Carlos Clemente Cerri (Cena)

Gerd Sparovek (departamento de Ciência do Solo)

José Roberto Postali Parra (departamento de Entomologia e Acarologia)

Mauricio Roberto Cherubin (departamento de Ciência do Solo)

Celso Omoto (departamento de Entomologia e Acarologia)

Roberto Sartori (departamento de Zootecnia)

José Leonardo de Moraes Gonçalves (departamento de Ciências Florestais)

Ernani Pinto (Cena)

Tiago Osorio Ferreira (departamento de Ciência do Solo)

Luiz Lehmann Coutinho (departamento de Zootecnia)

Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes no ano de 2022 e aqui a lista dos pesquisadores da USP mais influentes ao longo da carreira.

Texto: Michel Sitnik, para o Jornal da USP

Fonte: https://jornal.usp.br/institucional/rankings-internacionais-elsevier/