Docentes e Pesquisadores foram homenageados pela Câmara Municipal

Silvia Morales e Thais Vieira (crédito: Gerhard Waller)

Docentes e pesquisadores do campus da USP em Piracicaba foram homenageados com Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Piracicaba na tarde desta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024.

A partir da iniciativa do gabinete do Mandato Coletivo, a vereadora Silvia Morales esteve na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) para entregar a MOÇÃO Nº 216/2023 e a MOÇÃO Nº 217/2023 para docentes da Esalq e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). A ação reconhece o levantamento divulgado pela editora Elsevier, que aponta o protagonismo do corpo docente da USP em várias áreas de conhecimento, 244 cientistas de tal universidade integram Ranking Internacional de impacto, ou seja, estão entre os cientistas mais influentes do mundo em 2023.

“A gestão da Esalq reconhece a importância de estarmos próximos da sociedade, que a partir de parte dos impostos sustenta a Universidade e que recebe, como contrapartida, ações práticas desenvolvidas no ambiente acadêmico. Somos reconhecidos pelos nossos pares e em ações como esta percebemos o reconhecimento pelo Município a partir das nossas ações em temas tão sensíveis à população como ambiente produção sustentável de alimentos, por exemplo”, destacou a diretora da Esalq, professora Thais Vieira.

Presente na entrega da Moção, o diretor do Cena, professor Ernani Pinto Junior, também agradeceu pela homenagem. “É um reconhecimento importante, que força a necessidade da nossa atuação científica ir além das fronteiras da universidade e que possamos sempre apresentar resultados que possam ser aplicados pelo bem da sociedade”.

A entrega foi realizada com a presença de parte do cerimonial da Câmara e da vereadora Silvia Morales. A parlamentar lembrou que os documentos foram aprovados por unanimidade pelo colegiado municipal. “É uma honra estar em uma instituição de ensino superior pública que está entre as melhores do Brasil e da América Latina. Essas homenagens, aprovadas por todos os vereadores de Piracicaba, estão alinhadas com a atuação da universidade, e representa a luta pela Educação e pelo Meio Ambiente”, finalizou.

Texto: Caio Albuquerque (22/2/2024)

Silvia Morales e Ernani Pinto (cédito: Gerhard Waller)