Domingo das eras geológicas na Esalq

Já pensou em quão antigo e complexo é o nosso planeta? Há quanto tempo ele existe e do que é composto? O que temos em sua superfície e principalmente, abaixo dela? E que tal descobrir um pouco mais sobre seres que já habitaram esse globo?

Para conhecer a história do planeta Terra, desde sua formação geológica até os seres vivos que caminharam por ele, no dia 06 de agosto, das 14h às 18h, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz e o grupo de extensão Crecin, em parceria com o Museu de Geociências do Instituto de Geociências (IGc/USP), oferecerão à sociedade o evento “Domingo das Eras Geológicas”,

O Museu Luiz de Queiroz reunirá, em seus espaços, uma rica programação que contemplará acervo de rochas, minerais e fósseis, seres que existiram há muitos anos, confecção de artefatos de antepassados, até atividades externas que envolverão xadrez gigante e tangram, visita ao Jardim Frances e passagem pela Barraca de Campanha contra Febre Maculosa.

Museu Luiz de Queiroz

Sala das Rochas, Minerais e Fósseis - o acervo foi atualizado com novos itens, por meio da parceria com o Museu de Geociências - IGc/USP, apresentando mais rochas, minerais e fósseis, de forma a trabalhar o tema de geociências.

Galeria Renato Wagner – neste espaço de exposições, acontecerão atividades práticas envolvendo observação de rochas e minerais, as diferenças entre grãos de areia, bem como aprofundar um pouco mais sobre o cobre, utilizando materiais do acervo como exemplos, junto a didáticas inéditas no Museu.

Clube de Ciências

Nossa linha do tempo – público irá desbravar os milhões de anos de história do nosso planeta, observando alguns seres que aqui existiam (plantas, dinossauros, mamíferos) e como as mudanças na Terra foram afetando-os.

Escavando fósseis - que tal descobrir alguns seres que existiram há muitos anos, por meio de escavações? Na dinâmica proposta, os participantes poderão não apenas encontrar os fósseis, mas aprender sobre os processos de fossilização.

De onde vem nosso combustível fóssil? - como se forma o petróleo e gás natural, e seus impactos na utilização do dia a dia.

O homem e seus artefatos - durante milhares de anos, os processos de confecção de artefatos pelos antepassados foram se aprimorando e mudaram. Entender esses processos e suas relações com agricultura, caça e evolução é a ideia principal neste espaço.

A arqueologia e o Minecraft - os jogos servem de inspiração e aprendizado. Oferecimento do Minecraft em formato físico com uma série de dinâmicas. Explorando os conteúdos do jogo e suas novidades, serão apresentados cerâmica, azulejos, arqueologia, além de aprendizado sobre plantas e animais com o Sniffer.

Espaço lúdico

Em frente ao Museu, acontecerá o espaço lúdico. O xadrez gigante e o tangram gigante marcam presença novamente nesta edição. A proposta é para testar conhecimentos nas regras do jogo. Além disso, haverá mesas para colorir e desenhar.

Jardim Francês

O espaço do Jardim Francês estará aberto a visitações. Local propício para registrar belas fotos da coleção de rosas e conferir o local dedicado à história de Ermelinda Ottoni de Sousa Queiroz.

“Campanha contra febre maculosa”

A Comissão Permanente da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz estará participando com sua barraca informativa em frente ao Museu. A atividade é gratuita e se baseia no empenho de profissionais da Esalq, Cena e Prefeitura do Campus (docentes, técnicos, pesquisadores e alunos), que desenvolvem um projeto piloto de prevenção à enfermidade, abordando as práticas de conscientização da população sobre a doença, seus sintomas, suas consequências, como evitá-la, e ação a ser tomada no caso de suspeita.

Sobre o evento

A realização das atividades se dá pelo Museu Luiz de Queiroz, por meio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq e do grupo de extensão e pesquisa CRECIN, responsável pelo Clube de Ciências, e em parceria com o Museu de Geociências do Instituto de Geociências - IGc/USP.

Divisão de Comunicação - DvComun - Esalq/USP

Comissão Permanente da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz