Egresso da Esalq recebe prêmio da Associação Nacional de Plant Breeders

Caio Canella é egresso do Laboratório de Diversidade Genética e Melhoramento, do Departamento de Genética

O engenheiro agrônomo Caio Canella Vieira, egresso da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), foi premiado pela National Association of Plant Breeders (NAPB) 2019. Canella recebeu o prêmio Borlaug Scholar e o primeiro lugar no concurso de trabalhos científicos apresentados entre mais de 150 inscritos, os dois maiores prêmios da NAPB. O evento aconteceu em setembro na cidade Pine Mountain, na Georgia (EUA).

O pesquisador é egresso do Departamento de Genética, onde integrou o Laboratório de Diversidade Genética e Melhoramento, coordenado pelo professor José Baldin Pinheiro, e atualmente faz seu mestrado na University of Missouri na área de melhoramento de soja com orientação do professor Pengyin Chen. Ele faz parte do programa de melhoramento de soja da universidade.

A Associação Nacional de Plant Breeders reforça o plant breeding para a segurança alimentar, qualidade de vida e um futuro sustentável. O estudo utiliza princípios de ciências variadas para melhorar o potencial genético de plantas. O processo envolve a combinação de plantas parentes para obter a próxima geração com as melhores características.

Texto: Letícia Santin | Estagiária de jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque