Em 2016, a ESALQTec Incubadora Tecnológica completa 10 anos de atividades

Sede da ESALQTec está localizada na Fazenda Areão, estação experimental da ESALQ (crédito: Gerhard Waller)

Idealizada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ), a ESALQTec Incubadora Tecnológica, abriga projetos de inovação tecnológica do agronegócio, criando um ambiente favorável para que estes se iniciem, se desenvolvam e se concretizem.

No início das atividades, a ESALQTec procurou se espelhar em exemplos vitoriosos de empreendedorismo e inovação, que constitui-se em uma combinação de fatores e parceiros competentes responsáveis pelo impulso às pequenas empresas. Em 2016 a Incubadora completa 10 anos de atividades.

“Em junho de 2005 recebi um convite do diretor da ESALQ, professor doutor José Roberto Postali Parra, para assumir como gerente executivo a ESALQTec. A partir daí, iniciamos o trabalho de estruturação do projeto, que englobava entre outras atividades, a viabilização de convênios, elaboração de edital, processo de seleção de estagiários, divulgação no campus e planejamento das atividades”, conta Sergio Marcus Barbosa, engenheiro agrônomo graduado na ESALQ e Gerente Executivo da ESALQTec.

"Em janeiro de 2006 a Incubadora iniciou oficialmente suas atividades com a primeira turma do Workshop para elaboração dos Planos de Negócios." Após 10 anos, Barbosa relembra os desafios, as dificuldades, porém, agraciado por fazer parte desta história.

“Sinto-me grato pela oportunidade de fazer parte deste complexo desafio, mas principalmente pelo apoio que recebi da FEALQ, da ESALQ, de todos os nossos parceiros, colaboradores, docentes e dos muitos empreendedores que tive o prazer da convivência. Confesso que tivemos momentos difíceis, mas com trabalho sério e comprometimento,  conseguimos supera-los”, diz.

O professor e doutor, Mateus Mondin, membro do Conselho Deliberativo da ESALQTec, destaca a importância da Incubadora, principalmente, pelos serviços prestados à comunidade, na geração de novos empregos e seu papel na economia.

“Os projetos da ESALQTec são o retorno prático e imediato dos investimentos da sociedade em educação de ensino superior. Cada projeto deste é realizado por profissionais que passaram pelo ensino superior, nos seus diferentes níveis. A partir do momento que eles começam uma nova empresa, eles geram novos empregos diretos e indiretos e novas oportunidades, pagam impostos e aquecem o comércio. Eu creio que seja esta a principal contribuição”, diz.

Destaques em empreendedorismo

A ESALQTec foi berço de empresas que, agora, são destaque no mercado, casos da Agrosafety, a primeira empresa incubada e graduada na ESALQTec e a Promip, segunda empresa graduada na Incubadora, apresentada como um caso de sucesso nos programs de apoio à pesquisa e investimentos, em um evento que reuniu o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, entre outras autoridades, no Palácio dos Bandeirantes, em janeiro passado. Também graduada, a Delta CO2 é destaque em pesquisa e desenvolvimento de processos para redução de gases do "efeito estufa" nos processos agroindustriais. Foi a primeira empresa a se alocar no Parque Tecnológico de Piracicaba.

“Os 10 anos da ESALQTec demonstram que ela é um empreendimento consolidado e de muito sucesso. O sucesso é medido pela quantidade e a qualidade das empresas que nasceram dentro da ESALQTec, como é o caso mais recente da Promip. Claro que não podemos deixar de destacar os empreendimentos atualmente incubados; todos de alta competência tecnológica e abrangendo diferentes segmentos do agronegócio” diz, Mondin.

Entre os projetos incubados na ESALQTec, destacam-se ainda a MaxProtein, startup residente na incubadora que foi classificada pelo “Open 100 Startups” como uma das 100 startups brasileiras mais atraentes do mercado. Além das associadas Agrosmart, startup comandada pela jovem Mariana Vasconcelos, de 24 anos, vencedora do concurso  “Call to Inovation 2015”, com sua plataforma de combate a crise hídrica e a Oxitec, uma empresa de origem britânica pioneira no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

O gerente executivo, Sergio Barbosa, ressalta que a qualidade dos projetos residentes e recém-graduados é demonstrada em indicadores de relevância científica: cerca de 80% conseguiram recursos financeiros de subvenção à pesquisa, através da FAPESP.

“Acompanhei de perto ideias que se transformaram em empresas inovadoras e pesquisadores em empresários de sucesso. Hoje, com mais de 40 projetos incubados, estou ciente da responsabilidade diária em atender, na medida do possível, suas aspirações”, afirma.

Desafios e expectativas

Em 2015, em uma pesquisa mundial realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), apontou o Brasil como o país mais empreendedor do mundo, mesmo assim, segundo Barbosa, ainda há dificuldades no campo do empreendedorismo, porém, mantém altas as expectativas para o futuro.

"Apesar do ambiente hostil ao empreendedorismo no país, a iniciativa e persistência dos responsáveis por cada uma das empresas da ESALQTec, é um combustível motivador para que estejamos sempre a altura das suas instituições formadoras e de toda a comunidade esalqueana. Nossas expectativas são as mais positivas, a medida que as conquistas passam a ser reconhecidas. Que venham os próximos 10 anos”, completa.

Thiago Peres, da ESALQTec