Encontro de Corais “Luzes e Vozes”

Coral Luiz de Queiroz, anfitrião do Luzes e Vozes (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Cantar integra as pessoas, melhora a autoestima, estimula novos talentos e trabalha a coordenação motora. Esses são alguns dos benefícios dessa arte, que será vivenciada na 20ª edição do Encontro de Corais “Luzes e Vozes”, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. A proposta é a promoção e difusão da arte e da cultura por meio do estímulo à prática do canto coral e das canções natalinas. “O Luzes e Vozes foi criado há 20 anos, para comemorar os 95 anos da ESALQ e presentear Piracicaba com momentos de espiritualidade e lazer no final de ano”, conta a maestrina Cintia Pinotti, coordenadora do evento.

Em alusão à primeira edição do encontro de corais, o então diretor da ESALQ, professor Evaristo Marzabal Neves, afirmou em texto comemorativo: “A cada dia uma emoção diferente, carregada de espiritualidade, alegria e amenidade, talvez um vivenciar a fantasia festiva do fim de ano. Quem não apareceu só perdeu. Para estes últimos, uma palavra: não lastimem e nem se impacientem, pois o ano que vem terá mais”.

Neste ano, se apresentarão os Grupos Musicais da ESALQ - Coral Luiz de Queiroz, Coral Luiz de Queiroz-Noite, Grupo Vocal Luiz de Queiroz e Orquestra ESALQ, além de outros 33 corais de Piracicaba, São Pedro, Limeira, Rio Claro, Nova Odessa, Botucatu, Pirassununga e São Paulo. São grupos de escolas, faculdades, igrejas, empresas, clubes, comunidades e amigos. Todos unidos por um ideal comum: cantar.

Segundo a maestrina Cíntia Pinotti, que fará a coordenação artística do coro anfitrião - o Coral Luiz de Queiroz - o encontro tornou-se um cartão de natal musical da ESALQ. “Ele é muito esperado, tanto pelos corais quanto pelo público, e é considerado um marco de renovação de alegrias e esperança”, comentou. Cíntia receberá cerca de 900 coralistas nas cinco noites do “Luzes e Vozes”. Além disso, ao final de cada dia de apresentações, haverá uma confraternização de corais e a Orquestra da Escola se apresentará nos dias 1º e 4 de dezembro, entre 13h10 e 13h45, no hall de entrada do Edifício Central.

A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEX) da ESALQ, que promove o encontro desde 1996, sempre no início de dezembro. As apresentações acontecerão no Salão Nobre da instituição, às 19h30, com exceção do primeiro dia do evento, que terá início às 19h. Mais informações pelos telefones (19) 3429-4597 ou 3429-4392, ou por meio do e-mail corallq@usp.br.

Programação:

30 de Novembro (Segunda-Feira) - 19h

- Coral Luiz de Queiroz;

- Coral Irmãos USP (FMVZ, IBO, IO);

- Coral Novalis;

- Cante Outra Vez;

- LigaLeve;

- Grupo Vocal Patuscada;

- Vozes do Tatuibi;

- Coral Reverendo James William Koger;

- Coral Misto da EMPEM.

01 de Dezembro (Terça-Feira) - 19h30

- Vozes;

- Coral Evangélico de Piracicaba.

- Coro Monte Cristo;

- Coro da Vila;

- Coral do Curso de Música – Lic. da UNIMEP/ 2° semestre;

- Coral Cidade de Nova Odessa;

- Coral da Igreja Adventista do 7º dia – Bairro da Paulista.

02 de Dezembro (Quarta-Feira) - 19h30

- Coral Adulto Coopep;

- Tremendas Vozes;

- Coral do Fórum de Piracicaba;

- Momento Musical;

- Coral Rev. James William Koger;

- Schola Cantorum Sancte Michael Archangele;

- Coral do Curso de Música – Lic. da UNIMEP/ 4° semestre;

- Coral Municipal de Rio Claro – O Mensageiro;

- Coral Luiz de Queiroz Noite.

03 de Dezembro (Quinta-Feira) - 19h30

- Vozes do Itaqueri;

- Corussol;

- Coro das Quintas;

- Grupo Vocal Luiz de Queiroz;

- Vocal Receita Caseira;

- Aitiara Vocal;

- Coros Stella Alpina&Càneva.

04 de Dezembro (Sexta-Feira) - 19h30

- Schola Cantorum Sancte Michael Archangele;

- Coral Vivace;

- Coral da Renovação Carismática Católica - Servo por Amor;

- Allegro Vocale;

- Vox Cenaculi;

- Coral Luiz de Queiroz.

Texto: Alessandra Postali - estagiária de Jornalismo | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar | 19/11/15