Era uma vez na Esalq

Editoria:

Instigar lembranças dos contos de infância e que nos acompanham por toda a vida é a proposta do “Era uma vez na Esalq”, espetáculo que será realizado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A atração será encenada por esalqueanos, egressos e pelo Grupo Vocal Luiz de Queiroz.

O mundo de encantamento é próprio a crianças de todas as idades, pois o espetáculo reunirá várias atuações artísticas como música, teatro, dança, vídeos, fantasias e muito mais. O público terá a oportunidade de viver nesse mundo mágico, uma vez que as duas versões anteriores apresentadas em 2018 e 2019, comprovaram que a experiência deu certo.

Essa produção reforça o papel da Universidade como promotora de cultura e extensão, no momento em que agrega artistas esalqueanos e egressos da Esalq para atuarem em benefício da comunidade interna e externa à instituição.

As apresentações serão gratuitas, no Salão Nobre da Esalq, nos dias 6 e 7 de junho, às 20h, e no sábado, 8 de junho, às 17h.

O espetáculo tem a Direção Geral de Diogo Costa, Direção Coreográfica de Ana Luiza Woch, Coordenação Artística da Maestrina Cíntia Pinotti e Produção Técnica do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), coordenado por Vanda Macedo Zambello.

Versão 2024

Um destaque importante para a versão 2024 é a de ter formado uma equipe de produção artística e parte do elenco com ex-alunos integrantes dos Grupos Musicais da Esalq, na época da graduação, quando desenvolveram minucioso trabalho artístico com a maestrina Cintia Pinotti. Após cinco anos, alguns destes permaneceram na Esalq para realizarem pós-graduação ou uma outra graduação. Outros se integraram a outros grupos musicais ou já estão no mercado de trabalho, nas suas áreas de formação.

No período da pandemia, essa equipe desenvolveu um trabalho nas produções on-line dos Grupos Musicais da Esalq como Noite de Talentos 2020 e 2021, e Semana Cultural da Esalq. Com a possibilidade que se instalou no pós- pandemia, vários tem trabalhos híbridos ou on-line, o que possibilita a presença destes novamente na Esalq, junto ao trabalho cultural do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (14/5/2024)