ESALQ assinou convênio com Diretoria de Ensino de Piracicaba

No último dia 23/11, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e a Secretaria de Educação, por meio da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, assinaram um convênio para a realização de estágios e demais trabalhos da Licenciatura.

Segundo a coordenadora da Licenciatura da ESALQ, professora Vânia Galindo Massabni, o acordo viabiliza a realização de estágios nas escolas estaduais vinculadas à esta DE, cabendo ao estudante da ESALQ (estagiário) apenas se preocupar com o Termo de Compromisso a ser firmado com cada escola, sob orientação do docente de Licenciatura. Segundo a professora Vânia, os estágios regulados por este Convênio referem-se aos estágios de alunos dos cursos de Licenciatura da ESALQ. Para serem professores, todos tem que realizar estágio obrigatório de prática de ensino previsto em lei. Cada aluno, em particular, assinará seu Contrato de Estágio em que constará o acordo entre ele, a ESALQ e a escola que o receberá.

Ainda segundo a coordenadora da Licenciatura da ESALQ, os estágios fazem parte do currículo e são realizados em escolas, nos quais os estagiários atuam com aulas diferenciadas, preparadas sob supervisão, e trabalham conhecimentos de forma inovadora, com hortas, jogos, jardins, além de propiciarem aos estudantes discussões sobre temas atuais, como a escassez de água e gravidez na adolescência, e sobre temas fundamentais para a aprendizagem das áreas, como evolução dos seres vivos. “O Convênio é um passo importante no apoio ao futuro professor e evidencia compromisso com a formação de professores e, consequentemente, da universidade com a qualidade da educação básica”, complementou a docente.

O documento foi assinado pelo diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio e pelo dirigente da DE, Fabio Augusto Negreiros e será destinado aos alunos regularmente matriculados na USP. O estágio deve propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, especialmente nas áreas que envolvem os cursos da ESALQ, visando constituir em instrumento de integração, em termos prático e de aperfeiçoamento técnico.

O acordo tem prazo de cinco anos e passa a valer a partir da data de assinatura. Mais informações com a professora Vânia Galindo Massabni, pelo e-mail massabni@usp.br .

Texto: Caio Albuquerque (02/12/2015)

Palavra chave:
licenciatura