ESALQ assinou convênio com o Canal Futura

Luiz Gustavo Nussio, Vanessa Pipinis e Acacio Jacinto (crédito: Gerhard Waller)

Com o objetivo de expandir para âmbito nacional a produção científica, educativa e cultural da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) a TV USP Piracicaba, integrada a Divisão de Comunicação da instituição assinou, nesta terça-feira, 15/12, convênio com o Canal Futura. “Com o Canal Futura, nó vamos conseguir apresentar de uma forma muito maior do que já fazemos, os conteúdos técnicos, científicos e culturais da Universidade, de maneira a chegarmos na sala de um cidadão comum e contribuir com a sua formação”, declarou o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio.

A proximidade e o interesse do Canal pela Universidade surgiram a partir do contato com Fabiano Pereira, produtor da TV USP Piracicaba, que abraçou a ideia e incentivou ambas as partes a firmar a parceria. “Há mais de uma década o Futura demonstra interesse pela USP, mas somente agora foi possível concretizar essa relação”, disse Pereira.

A partir do convênio, conteúdos produzidos na ESALQ serão inseridos na grade do Canal. Essa será uma oportunidade de divulgar os estudos desenvolvidos dentro da instituição e também de docentes e pesquisadores participarem dos programas, disseminando conhecimento sobre diversas áreas à sociedade. A chefe da Divisão de Comunicação da ESALQ, a jornalista Alicia Nascimento Aguiar, explica como a parceria funcionará na prática. “O Canal Futura vem premiar o trabalho desenvolvido pela Divisão de Comunicação via TV USP, de maneira que essa parceria dará maior visibilidade às nossas pesquisas, projetos de extensão e demais ações da instituição. A equipe da TV USP realizará produções conjuntas com o Futura e, assim, nossas atividades acadêmicas serão veiculadas em rede nacional”

Com o acordo, a equipe local da TV USP passa a participar das reuniões periódicas de pauta, do Encontro Anual de Programação e demais atividades de produção de conteúdo audiovisual da Rede de Universidades Parceiras do Futura. O coordenador de projetos do Canal Futura, Acácio Jacinto, comentou sobre as áreas de excelência da ESALQ que atendem demandas sociais importantes. “Creio que a ESALQ possa nos ajudar a falar sobre agricultura familiar e as ciências agrárias no geral e outros temas que ela trabalha com excelência”.

O canal - Criado em 1997 na cidade do Rio de Janeiro, é uma iniciativa conjunta de diversos atores sociais, de emissoras de televisão a entidades de classe, fundações e empresas, e vai muito além da concepção normal de uma emissora de televisão ou produtora de conteúdo audiovisual. Como o próprio site da instituição descreve, trata-se de "um projeto social de comunicação, educação, de interesse público, gerado e construído por parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor".

Desenvolvendo atividades em parceria com instituições de ensino, comunidades e redes da sociedade civil, o Futura também promove a mobilização de comunidades desenvolvendo diversos projetos em conjunto com as equipes de mobilização e programação do Canal.

Com programação rica e variada, alcança crianças, jovens, famílias e trabalhadores, usando uma linguagem plural na abordagem de relevantes temas de importância e interesse coletivo, como saúde, trabalho, juventude, educação, meio ambiente e cidadania.

Clique aqui e confira o vídeo institucional da TV USP Piraciacaba.

Texto: Ana Carolina Brunelli | Revisão: Caio Albuquerque (15/12/2015)

Palavra chave:
televisão tv usp dvcomun acom comunicação