ESALQ celebra 114 anos

A ESALQ é uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (crédito: Gerhard Waller)

Uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), e pioneira no ensino de pós-graduação, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) completará, na próxima quarta-feira, 3/6, 114 anos de fundação.

Para celebrar a data, a ESALQ realizará, em 3/6, às 8h30, na sala do Centenário do Edifício Central, um evento comemorativo aos 45 anos da implantação dos cursos de Doutorado na ESALQ, pioneiros na América Latina, com os Programas de Fitopatologia, de Genética e Melhoramento de Plantas e de Solos e Nutrição de Plantas. Serão celebrados ainda os 25 anos da criação dos cursos de Doutorado nos Programas em Economia Aplicada e em Irrigação e Drenagem (atual Engenharia de Sistemas Agrícolas). No mesmo momento, será realizada uma saudação especial em virtude da aprovação do Mestrado em Administração. Também em 3/6, um café da manhã no Centro de Vivência marcará o início do Mês do Meio Ambiente, que contemplará uma série de eventos que ressaltam a importância da preservação dos recursos naturais para a educação ambiental da comunidade do Campus.

Além da comemoração no dia 3/6, outros eventos culturais, científicos e de extensão integram o calendário de festejos dos 114 anos da instituição. Já nesta terça-feira, 2/6, duas atividades comemorativas integrarão o mês de aniversário: “Encontro sobre Plantas Infestantes de Culturas Agrícolas” e “De carona com Adeca: Empreendedorismo na Universidade.

Na semana de 8 a 12 de junho, quatro atividades ocorrerão com a marca da celebração dos 114 anos da ESALQ. No dia 9/6, acontecerá o “14º Treinamento avançado em nutrição de bovinos”; “Treinamento: Tecnologias e boas práticas de fabricação de queijos” e a “Oficina e gincana fotográfica”. Em 10/6, toda a comunidade está convidada a participar do “Espaço de vivência em agroecologia: aula aberta sobre plantas alimentícias não convencionais”. No dia 12/6, inserida no Desafio Água acontecerá a “Oficina e gincana de frases” e, na mesma data, o Museu “Luiz de Queiroz” inaugurará a exposição “Natureza imaginária”, com obras da artista Maria Atalie Rodrigues Alves.

Na semana de 15 a 20 de junho será a vez do “13º Treinamento em irrigação de pastagens”, no dia 16/6. Em 18/6 o projeto Cine PETEco exibe e debate o filme “La Belle Verte” e, no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição será a vez do “Treinamento em boas práticas para manipuladores de alimentos”. Em 20/6, a Casa do Produtor Rural coordenará as ações do “Ciclo de palestras: produção de vinho de qualidade”.

Entre 22 e 26 de junho, haverá o debate “40 anos do Proálcool: evolução setorial e impactos locais”, no dia 22/6; em 23/6 será a vez do “30º Treinamento em nutrição e formulação de rações em microcomputadores para bovinos de corte”; em 24/6 acontecerá o “Workshop cooperação entre empresas e universidades: desafios da indústria do pescado”; em 25/6, o grupo Ternamente Eclético sobe ao palco do Salão Nobre para se apresentar no Música na ESALQ e, em 26/6, fecha a semana o “3º Treinamento em qualidade sensorial da cachaça”.

Finalmente, encerra o calendário comemorativo, em 29/6, a “25ª Jornada de atualização em agricultura de precisão”.

ESALQ hoje – Fundada em 1901, a ESALQ é uma instituição pública e gratuita. Localizada em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, conta com sete cursos de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, os quais somam 2.300 estudantes aproximadamente. Na pós-graduação, cerca de 1.200 estudantes pesquisam em um dos 17 Programas (sendo dois interunidades, um interinstitucional e um internacional). A instituição já formou 14.286 profissionais na graduação e 8.619 na pós-graduação, sendo 2.883 doutores e 5.736 mestres.

A ESALQ tem área territorial de 3.825,4 hectares (corresponde a 48,85% da área total da USP), divididos no Campus "Luiz de Queiroz" (914,5 hectares) e nas estações experimentais em Anhembi, Anhumas e Itatinga (2.910,9 hectares). Possui atualmente, 246 professores e 546 técnicos e administrativos em 12 departamentos, 150 laboratórios e 2 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) - Engenharia da Irrigação e Semioquímicos na Agricultura.

Aos seus estudantes, oferece restaurante universitário; salas de informática e acesso à Internet; atendimento médico e odontológico no Campus; intercâmbios em outros países; Praça Esportiva no Campus; bibliotecas; auxílios alimentação, moradia, transporte e livro; curso de inglês gratuito; bolsas de apoio. No total, são 430 vagas, oferecidas pelo vestibular da Fuvest.

Texto: Caio Albuquerque | 02/06/2015

Palavra chave: