ESALQ comemorou 115 anos com homenagens

Grupo Vocal Luiz de Queiroz e Orquestra ESALQ fizeram apresentações durante cerimônia comemorativa (crédito: Gerhard Waller)

Com homenagens a cursos de graduação e de pós-graduação, fundação, associação, projetos e serviços, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) comemorou, em 3 de junho, seus 115 anos de fundação.

Em cerimônia comemorativa ocorrida no Salão Nobre do Edifício Central, o diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, e o vice-diretor, professor Durval Dourado Neto, receberam professores, servidores técnicos, estudantes e membros da comunidade para celebrar o legado de Luiz Vicente de Souza Queiroz. Em seu discurso, Nussio lembrou que a instituição tem uma trajetória longa e bem percorrida, e também pontuou elementos responsáveis pelo êxito da Escola. “Em seus 115 anos, a ESALQ colaborou em vários aspectos com a sociedade e isso muito nos orgulha. Mas toda a contribuição só foi possível a partir de uma sucessão de ações exitosas ao longo do tempo, desenvolvidas por equipes de professores e servidores técnicos de extrema qualidade, que se empenharam em formar profissionais protagonistas”.

Além de Nussio e Dourado, compuseram a mesa central a diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Tsai Siu Mui; o vice-prefeito do Campus "Luiz de Queiroz", Silvio Moure Cícero; o vereador Gilmar Rotta, da Câmara de Vereadores de Piracicaba; os professores Gerson Barreto Mourão, coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência Animal e Pastagens; Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho, coordenador do PPG em Economia Aplicada; Rubens Ângulo, presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq); Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello, do PPG em Ecologia Aplicada; Fernando Dini Andreote, coordenador do PPG em Microbiologia Agrícola; Thais Vieira, coordenadora do curso de Ciências dos Alimentos da ESALQ; João Gustavo Brasil Caruso, da Associação dos Docentes Aposentados da ESALQ (Adae); e também a jornalista Alicia Nascimento Aguiar, chefe da Divisão de Comunicação (DvComun), todos homenageados na sessão.

A cerimônia festiva reconheceu e homenageou, portanto, os 50 anos do CENA, e também a criação dos PPGs em Ciência Animal e Pastagens e em Economia Aplicada; os 40 anos de criação da Fealq e a criação do PPG em Microbiologia Agrícola; os 30 anos do curso de doutorado em Fitotecnia; os 15 anos de existência do curso de graduação de Ciências dos Alimentos, da Adae, da DvComun, do Projeto Equoterapia, e da criação do PPG Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA).

Foi celebrado, ainda, os 10 anos de tombamento do Edifício Central e parte do conjunto que compõem o Campus USP “Luiz de Queiroz” pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Ficou sob responsabilidade do Grupo Vocal “Luiz de Queiroz”, e também da Orquestra ESALQ, os momentos culturais da cerimônia.

Desde 1901, ano de sua fundação, a ESALQ já formou mais de 14.600 profissionais na graduação e titulou mais de 9 mil mestres e doutores. Hoje, conta com cerca de 2 mil alunos na graduação e 1.000 anos na pós-graduação. Seu quadro de recursos humanos está formado por 246 docentes e 520 técnicos e administrativos.

Moção – Além da homenagem prestada pela diretoria da Escola, a DvComun também foi agraciada com a moção de aplauso nº 134/2016, proposta pelo vereador Gilmar Rotta. Ligada administrativamente à Diretoria da Escola, a DvComun é o órgão oficial responsável pelas divulgações e projetos de comunicação institucionais com atuação em: assessoria de imprensa, comunicação interna e corporativa, TV USP Piracicaba, serviços fotográficos e audiovisuais e apoio em eventos institucionais.

Texto: Caio Albuquerque (03/06/2016)

Palavra chave: