Esalq cria Programa de Inclusão e Acolhimento à Diversidade das Minorias

Considerando o papel institucional da Universidade e a sua responsabilidade com todas e todos que nela atuam (discentes, docentes e funcionários), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) instituiu, em 13 de outubro de 2021, o Programa de Inclusão e Acolhimento à Diversidade das Minorias (INCLUA).

Entre os objetivos desse programa estão: apoiar as atividades voltadas à criação de ações afirmativas; disponibilizar um canal de ouvidoria para acolher as denúncias de violência, assédio e discriminação; oferecer cursos de formação e conscientização sobre as temáticas que envolvem diversidade e inclusão; e promover ações que priorizem o respeito à dignidade humana.

“Estávamos delineando esse projeto há cerca de dois anos e ações como esta podem contribuir para minimizar situações de violência que possam trazer danos morais e/ou psicológicos às pessoas”, declara a professora Heliani Berlato, do departamento de Economia, Administração e Sociologia e coordenadora do INCLUA na Esalq.

Além disso, espera-se incentivar o diálogo aberto sobre questões importantes sobre gênero, pessoas com necessidades socioeconômicas, raça/etnia, comunidade LGBTQIA+, indígenas, pessoas com deficiência (PCDs) e outros grupos que se reconheçam parte do Programa.

“É um passo no caminho de construção da justiça social e equidade das pessoas em um espaço tão importante como o ambiente universitário”, define a docente.

Leia a Portaria Esalq/USP no 022/2021 que estabelece a criação do programa e conheça os membros que fazem parte da Comissão Gestora e Conselho Consultivo

Interessados podem acessar o site www.esalq.usp.br/inclua.

Texto: Caio Albuquerque
Arte: SvPGraf