

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Instituto John Deere iniciaram na tarde de 24/9 as ações do programa Educação em Ação. A iniciativa estabelece um programa de bolsa acadêmica com a proposta de favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes, oferecendo tutoria e suporte para fortalecer a relação entre teoria e prática. A parceria conta ainda com a gestão administrativa e financeira da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).
São contemplados 12 estudantes de graduação da Esalq, dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, que receberão bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais, pelo período de 12 meses. A duração da bolsa poderá ser prorrogada por mais um ano, mediante avaliação semestral do desempenho acadêmico e disponibilidade de recursos financeiros.
No primeiro encontro do programa, os estudantes foram recepcionados pela diretora e pelo vice-diretor da Esalq, professores Thais Vieira e Marcos Milan, pela Coordenadora de Parcerias Estratégicas do Instituto John Deere, Fernanda Shaurich, e pelos professores da Esalq que orientarão projetos de iniciação científica e por profissionais do grupo John Deere que atuam na região de Piracicaba e atuarão como tutores dos estudantes.
Para a diretora da Esalq, este programa representa muito mais do que bolsas acadêmicas. “Essa iniciativa representa um investimento no futuro da agricultura e das florestas, alinhado à nossa missão de formar profissionais críticos, engajados e comprometidos com a transformação social e a sustentabilidade”. Além disso, a gestora reforçou que o programa dialoga diretamente com o Plano Estratégico 2024–2028 da instituição. “Trata-se de uma ação que fortalece a permanência estudantil e a formação plena (Objetivo 2), amplia o impacto social e ambiental da nossa atuação em ensino, pesquisa e extensão (Objetivo 1), e promove equidade, diversidade, inclusão e pertencimento (Objetivo 5). Além disso, ao aproximar universidade e empresa, ele aprofunda o diálogo com a sociedade (Objetivo 6)”, complementa.
Fernanda Shaurich comentou sobre o papel dos tutores e frisou que a parceria aproxima os estudantes do mundo corporativo. “Temos a parte acadêmica, com os docentes da Esalq orientando projetos de iniciação científica, ou seja, o aluno que ingressa terá suas entregas a fazer, com bom desempenho acadêmico e, no lado de cá, nossos profissionais, engenheiros das mais diversas áreas, serão mentores de um projeto de vida, dialogando com esses jovens sobre escolhas na profissão, áreas de atuação e oportunidades no mercado de trabalho”.
Um dos mentores é o engenheiro mecânico Alexandre Leovergílio, que atua na UNIMIL, metalúrgica do grupo John Deere. Entusiasta do programa, Alexandre falou da alegria em participar. “Eu tentei ingressar como aluno na Esalq, não consegui e hoje tenho a oportunidade de vir até aqui e poder ajudar um desses estudantes, dividir minhas experiências de vida e poder contribuir com a sua formação”.
Contemplados – O programa selecionou estudantes que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica conforme inscrição no PAPFE (Programa de Apoio a Permanência e Formação Estudantil) -PRIP/USP. Pedro Lima Ferreira Melo cursa o primeiro ano de Engenharia Agronômica. Natural de Itu-SP. É residente na Casa do Estudantes Universitário na Esalq e foi um dos selecionados. Para o estudante, o apoio financeiro trará estabilidade para fazer aquilo que mais gosta. “É uma ajuda que vem em boa hora, me dá uma estabilidade no orçamento e tranquilidade para cursar Engenharia Agronômica, que é o que eu mais gosto de fazer”. Dentro do programa, Pedro desenvolverá ainda o projeto de iniciação científica sobre produtividade de colhedora de grãos e terá orientação do professor José Paulo Molin, do departamento de Engenharia de Biossistemas.
Também estudante de Engenharia Agronômica, Livia veio de Ilha Solteira-SP, está no terceiro ano e atualmente é moradora de república estudantil. Além da contribuição no orçamento, a estudante valoriza o processo de mentoria oferecido pelo programa. “Além da bolsa, que me ajudará com as contas do aluguel e alimentação, me inscrevi porque achei muito interessante a mentoria oferecida. Escolhemos hoje nossos mentores e a mensagem que eu li do meu mentor me deixou bastante motivada e inspirada”.
Ao longo dos próximos doze meses, serão promovidas atividades complementares, como workshops, palestras, eventos de networking e ações voluntárias, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e profissionais. O desempenho acadêmico será acompanhado semestralmente pela Esalq/USP, com base em relatórios de notas e frequência.
“É uma iniciativa muito importante na medida que incentiva a permanência dos nossos alunos e oferece formação antes deles ingressarem no mercado de trabalho. Além da nossa orientação no projeto de iniciação científica, a mentoria irá aumentar a probabilidade de uma boa colocação profissional”, avalia o professor Paulo Vinicius da Silva, do departamento de Produção Vegetal da Esalq.
Texto: Caio Albuquerque (24/9/2025)