Esalq esteve representada em visita de delegação da USP na França

Representantes da USP na França (divulgação)
Editoria:

A partir de convite da Embaixada da França no Brasil, nos dias 12 e 13 de junho, uma delegação da Universidade de São Paulo (USP) esteve em Montpellier, na França, com objetivo de estabelecer relações de intercâmbio entre estudantes, além de conhecer o ecossistema de inovação de agricultura digital francês.

Estiveram na França o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig, do Pró-Reitor Ajunto de Inovação, Raul Gonzalez Lima, a diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Thais Vieira e o professor do departamento de Ciência do Solo da Esalq, e coordenador do CCARBON, Carlos Eduardo Pellegrino Cerri.

Na França estiveram reunidos com representantes do CIRAD (Centro Francês de Investigação Agrícola para o Desenvolvimento Internacional), do INRAE (Instituto Nacional de Investigação para a Agricultura, Alimentação e Ambiente da França), da Université de Montpellier, do INRIA (Instituto Nacional de Investigação em Ciências e Tecnologias Digitais). A visita foi encerrada em Paris, em um encontro no Ministério da Agricultura e da Soberania Alimentar.

A diretora da Esalq falou da cooperação que a Escola mantém com instituições daquele País. “A cooperação entre Esalq e Instituições francesas é uma sólida relação construída ao longo de décadas, regada pela dedicação de vários docentes para desenhar projetos de ensino e pesquisa. É uma satisfação sermos referência de parceria, baseada em respeito e confiança”.

No Brasil – A partir da relação profícua com escolas de ensino superior e institutos de pesquisa franceses, a Esalq recebeu nos dias 19 e 20 de junho, a visita de François De Vleeschouwer, Diretor Adjunto do Instituto Franco-Argentino para el Estudio del Clima y sus Impactos. Na Esalq, ele esteve acompanhado de Nadege Mezie, adido para a Ciência e Tecnologia, que atua no Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França em São Paulo.

Na Esalq, foram recepcionados pela diretora, professor Thais Vieira, pelo vice-diretor, professor Marcos Milan, e pela professor Silvia Miranda, do departamento de Economia, Administração e Sociologia. Além da recepção na diretoria, os franceses estiveram no departamento de Ciência do Solo e se reuniram também com o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, professor Iran Oliveira.

Texto: Caio Albuquerque (21/6/2023)

Franceses foram recepcionados pela diretora Thais Vieira (crédito: Gerhard Waller)
A Esalq recebeu franceses essa semana (divulgação)