Esalq integra programação do Conexão Sicredi

João Roberto Spotti Lopes apresenta a universidade aos colaboradores do Sicredi (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) recebeu, em 20 de agosto, um grupo de colaboradores vinculados ao Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo). Durante a visita, a universidade e inovações em diversos setores do agro foram apresentadas. A iniciativa visa levar clientes para conhecer de perto um ambiente de geração de conhecimento no universo agro.

O objetivo do Conexão Sicredi é servir como ponte de conexão entre seus colaboradores e produtores rurais associados, pautado no conhecimento científico. “Nossa missão é agregar renda e melhorar a qualidade de vida dos nossos associados. Nessa primeira turma tivemos 37 colaboradores, vamos fazer uma turma por mês, e a ideia é chegarmos na turma final só com produtores rurais”, disse Anderson Pivotto, gerente de inovação da Sicredi. A instituição tem atualmente mais de 4.200 associados em sua base em todo o Brasil, sendo que um terço desse público é de produtores rurais.

O foco da parceria entre o Sicredi e a Esalq, entidade que integra o Vale do Piracicaba e fomenta a geração de conhecimento no agro por meio de projetos e atividades de pesquisa e extensão, é apresentar inovações que podem ser utilizadas no agronegócio para agricultores rurais. “Além de formação de recursos humanos, nós geramos pesquisa, inovações, e os produtores que vão utilizar essas tecnologias”, disse João Roberto Spotti Lopes, vice-diretor da Esalq.

Durante a programação, os colaboradores tiveram a oportunidade de ter uma visão geral da universidade e também puderam conhecer um pouco dos trabalhos aplicados que os grupos de extensão, como o GEA (Grupo de Experimentação Agrícola) e o EsalqLog (grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) realizam, além de visitar a AgTech Garage, hub de inovação no agronegócio.

Texto: Letícia Santin

Revisão: Caio Albuquerque