ESALQ integrará rede paulista de desenvolvimento da vitivinicultura

Versão para impressãoEnviar por email
José Godoy, Luiz Gustavo Nussio, Fausto Longo e Barjas Negri (crédito: Cristiano Ferrari)
Editoria: 

O diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), professor Luiz Gustavo Nussio, recebeu na tarde desta terça-feira, 01/11, a visita do prefeito eleito de Piracicaba, Barjas Negri, que esteve acompanhado do vice-prefeito, José Antonio Godoy. Durante o encontro, Nussio apresentou a iniciativa do Vale do Piracicaba e desejou êxito à chapa que governará a cidade a partir de 1º de janeiro de 2017.

Além das declarações de comprometimento recíproco entre a municipalidade e a ESALQ, o encontro foi marcado também pela presença do senador italiano Fausto Longo. Na ocasião, Longo entregou ao futuro prefeito e ao diretor da ESALQ uma carta do prefeito de Montepulciano, Andrea Rossi. O município está localizado na província de Siena, na Itália e, de acordo com a correspondência, há interesse da autoridade italiana em estabelecer uma colaboração com intuito de trocar informações e aprimorar conhecimentos no âmbito da produção vitivinícola. “Confirmo a disposição desta Administração Municipal em firmar um acordo afim de que estudantes brasileiros possam participar de cursos, usufruindo de nossas estruturas, e estar no centro de trocas de know-how com nossos pesquisadores e técnicos em matéria de produção vitivinícola e olivícola”, destaca o prefeito italiano.

Com essa iniciativa, Fausto Longo reforçou a proposta de retomar a cadeia produtiva da uva tornando o Estado de São Paulo um vetor de desenvolvimento neste setor. “O Estado de São Paulo consome a maior parte do vinho produzido no Brasil e na América do Sul e no entanto nossa produção é muito tímida”, aponta o senador, lembrando que, no Estado, cerca de 40 municípios têm, neste elo da cadeira produtiva, importante fator de desenvolvimento. “Piracicaba pode contribuir muito com essa iniciativa, e a ESALQ será a coordenadora no quesito técnico, orientando toda a cadeia, desde os insumos até a embalagem e distribuição no mercado. Essa parceria com Montepulciano possibilitará, ainda, estreitar nossas relações com a Europa”. Na prática, o prefeito Andrea Rossi disponibilizará cerca de 50 bolsas para estudantes brasileiros.

A ideia é que a agricultura familiar seja favorecida por essa expansão e cooperativas se apresentem como a base das operações comerciais. “Fizemos algo muito semelhante quando implantamos uma parceria entre a prefeitura e a Coplacana e instalamos uma unidade de processamento de leite em Piracicaba”, lembrou Barjas Negri, reforçando ainda a necessidade de diversificação da agricultura local. “É preciso unir esforços, chamar outros municípios que já tem essa cultura desenvolvida para dialogar e, com o auxílio da ESALQ, possibilitar o desenvolvimento das nossas áreas rurais de forma sustentável”, frisou Barjas.

O diretor da ESALQ demonstrou entusiasmo pela oportunidade. “Este chamado é muito oportuno para que possamos agregar mais essa cadeia produtiva nas nossas competências. Poderemos contribuir certamente desde o cultivo até a esfera da enologia. É fundamental que a ESALQ se mantenha disposta a contribuir com a construção e políticas públicas e solucionar demandas da sociedade. Além disso, temos atualmente cerca de 80 programas de relacionamento internacional e este certamente será muito importante com o município italiano”, finalizou Nussio.

Texto: Caio Albuquerque (01/11/2016)