ESALQ premiou trabalhos do Desafio Água

Entrega dos prêmios ocorreu na Central de Aulas (crédito: Gerhard Waller)

A cerimônia de premiação do concurso “Desafio Água”, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), ocorreu na tarde de terça-feira, 06/10, na Central de Aulas da instituição. Com a presença de docentes, funcionários e alunos do Campus “Luiz de Queiroz”, além do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o evento contou também com a performance do Coral Luiz de Queiroz e integrou a programação da 58ª Semana Luiz de Queiroz.

A premiação se deu nas três categorias do concurso: frases, fotos e projetos. Os ganhadores das duas primeiras receberam um tablete, e o grupo que ficou em primeiro lugar de projeto, foi agraciado com uma viagem para Foz do Iguaçu (PR). Os segundos e terceiros lugares de todas as categorias receberam vales-livros da EDUSP Piracicaba. Alguns trabalhos também receberam menções honrosas. Todo o material selecionado fez parte de exposição, apesentada ao público e que ficará durante um mês na Central de Aulas.

O diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, relatou que o Desafio Água surgiu com um conjunto de ações de preocupação com questão hídrica. “Tivemos colaborações em todas as áreas e os projetos são geniais, com ideias concebidas de maneira simples em sua maioria, mas com grau de inovação e inspiração”. Nussio ainda ressaltou que o principal objetivo do evento foi levar a comunidade do Campus à reflexão sobre o tema.

Já o secretário Arnaldo Jardim, que transferiu seu gabinete para a ESALQ na manhã do mesmo dia, reconheceu as contribuições da Universidade na agricultura e agropecuária paulista do Brasil e parabenizou os participantes do concurso. “Cumprimento todos os premiados e aqueles que tiveram iniciativa de concorrer e pela sensibilidade exposta nas fotos, que dão ideia do múltiplo uso da água”.

Yasmin Cristina Hess, ganhadora da categoria de fotos, contou como pensou na imagem. “O que sempre vinha na minha cabeça é que a responsabilidade do cuidado com a água fica nas mãos de todas as pessoas. Todos precisam trabalhar em conjunto para ter uma efetividade”, disse. A imagem mostra mãos sobrepostas, expressando que a responsabilidade de cuidar da agua é de todos. “Colocamos como fundo o Edifício Central, porque estamos no Campus e sei que podemos ajudar aqui também, individualmente e na coletividade”.

Para formular sua frase, Érika Fabíola da Silva Maria, teve a proposta de chamar a atenção para o assunto. “Minha frase diz: ‘compor 70% de você já não é motivo suficiente para trazer sua atenção pra esse assunto?’, lembrando como a água é essencial para a vida”, afirmou.

Desafio Água

Em virtude da crise hídrica, a ESALQ lançou, em 23 de março deste ano, o projeto “Água&ESALQ- racionalizar ou racionar?”, com a proposta de destacar princípios de ciência e cidadania, dando visibilidade às ações que ocorrem na ESALQ, Prefeitura do Campus e Cena. O início aconteceu com instalação de site reunindo informações sobre o tema para a comunidade conhecer e participar de ações de adequação ambiental e eventos técnico-científicos e ter conhecimento de pesquisas, dissertações e teses relacionadas ao tema agua. Para integrar especialmente os alunos de gradação em ações que destaquem inciativas em inovação, empreendedorismo e cidadania dentro do tema, o projeto criou o Desafio Água.

Texto: Alessandra Fáveri Postali - estagiária de jornalismo
Revisão: Caio Albuquerque (07/10/2015)

O Secretário Estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, discursou durante o evento (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
desafio frases fotos projetos