Esalq realiza Colação de Grau da Classe de 2019

Colação de grau acontece no Gramado Central (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) realizará, no dia 16 de janeiro de 2020, a Sessão Solene de Colação de Grau da Classe de 2019. A solenidade, imponente e revestida de brilho, representa a tradição de uma escola de nível superior reconhecida nacional e internacionalmente nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas.

O ato está marcado para as 18h30, no Gramado Central do Campus USP “Luiz de Queiroz”, quando irão se graduar a 116ª Turma de Engenheirandos Agrônomos, a 45ª Turma de Engenheirandos Florestais, a 19ª Turma de Bacharelandos em Ciências Econômicas, a 15ª Turma de Bacharelandos em Ciências dos Alimentos, a 15ª Turma de Bacharelandos em Gestão Ambiental, a 14ª Turma de Bacharelandos e Licenciandos em Ciências Biológicas, a 4ª Turma de Bacharelandos em Administração e Licenciandos em Ciências Agrárias.

Neste ano, os formandos da Classe de 2019 terão como paraninfa a Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Porém, em virtude de sua ausência do País para missão oficial do governo, a Ministra decidiu se reunir com os formandos na Esalq em data anterior a Cerimônia de Colação de Grau, no dia 14 de janeiro de 2020, antes de sua partida ao exterior.

Serão patronos das turmas Roberto Cano de Arruda,  engenheiro agrônomo e empresário do Agronegócio - curso de Engenharia Agronômica | Caio Eduardo Zanardo, Diretor Florestal da Suzano - curso de Engenharia Florestal | Pedro Valentim Marques, professor sênior da Esalq e Presidente do Instituto Pecege - curso de Ciências Econômicas | Débora Rosche Ferreira Planello, Gestora de Eventos e Educação Corporativa do Pecege - curso de Ciências dos Alimentos | Taciana Villela Savian, docente do Departamento de Ciências Exatas e coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Esalq  - curso de Gestão Ambiental | João Felipe Nebó Carlos de Oliveira, Diretor de Assuntos Técnicos e Regulatórios da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) - curso de Ciências Biológicas | Arnaldo Antonio Bortoletto, Presidente da Coplacana - curso de Administração.

Antes do início da cerimônia, acontecerá um Sarau com a Orquestra Pirajazz Band Experimental, sob direção de Marco Antonio Abreu de Moraes. Em seguida, acontecerá o Cortejo Universitário; abertura do evento pelo diretor da Esalq, Professor Durval Dourado Neto; homenagens aos formandos que se destacaram por seus méritos acadêmicos em cada curso e aos docentes e funcionários que se distinguiram diante dos alunos de graduação; palavras dos oradores dos homenageados e da Classe 2019; juramento das turmas de 2019; chamada dos formandos; discurso da paraninfa; apresentações da Ode à Esalq e do Hino da Esalq; e encerramento da Sessão pelo diretor da instituição.

Alunos homenageados dos cursos de Engenharia Agronômica (EA), Engenharia Florestal (EF), Ciências Econômicas (CE), Ciências dos Alimentos (CA), Gestão Ambiental (GA), Ciências Biológicas (CB) e Administração (AD)

Docentes homenageados e respectivos cursos

Arquimedes Lavorenti, Lindolpho Capellari Junior, Paulo Cesar Sentelhas e Sônia Maria de Stéfano Piedade (Engenharia Agronômica) | Edson José Vidal da Silva e Fernando Seixas (Engenharia Florestal) | Eliana Tadeu Terci e Lucilio Rogério Aparecido Alves (Ciências Econômicas) | Marisa Aparecida Bismara Regitano D'Arce de Baptista e Pedro Esteves Duarte Augusto (Ciências dos Alimentos) | Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz e Taciana Villela Savian (Gestão Ambiental) | Luciana Buainain Jacob e Luciano Martins Verdade (Ciências Biológicas) | Catarina Barbosa Careta e Heliani Berlato dos Santos (Administração)

Funcionários homenageados e respectivos cursos

Romeu Aparecido Rocha (Engenharia Agronômica) | Maria Andreia Moreno (Engenharia Florestal) | Maria Aparecida Zani (Ciências Econômicas) | Regina Célia Cardoso Marafon (Ciências dos Alimentos) | Ana Maria de Meira (Gestão Ambiental) | Gerson Oliveira Romão (Ciências Biológicas) | Maria Aparecida Zani Ribeiro (Administração).

Mais informações sobre os patronos da Classe 2019 confira em  https://www.adealq.org.br/colacao/F2019

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 10.01.2020

Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 10.01.2020