Esalq realiza recepção aos ingressantes

Crédito: Gerhard Waller

Como acontece todos os anos, na primeira semana do semestre letivo, as aulas regulares dos ingressantes são substituídas por uma semana de atividades diferenciadas como palestras, oficinas, campanhas educativas, ações sociais, culturais e esportivas para promover a integração dos novos alunos com os demais acadêmicos e transmitir os valores cultivados pela Universidade de São Paulo (USP). “Bem vindos ao Inesquecível”, é o tema da campanha de recepção de 2023.

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade do interior da USP em Piracicaba, as atividades ocorrerão entre os dias 12 e 14 de março. Estas serão dirigidas para pais e alunos no domingo e a programação se estenderá na segunda e na terça-feira para os ingressantes.

Durante três dias, os 430 novos alunos dos sete cursos de graduação da Esalq poderão interagir com a comunidade e integrar seu cotidiano à vida universitária a partir da participação das atividades propostas. Afinal, a Semana de Recepção aos Calouros é uma atividade institucional consolidada na USP, que possibilita que os novos alunos conheçam os serviços essenciais oferecidos pela instituição e obtenham informações importantes para a trajetória acadêmica.

As boas vindas para os ingressantes de 2023 ocorrem na manhã de domingo,12, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, com a recepção dos dirigentes da Esalq e a abertura oficial da semana, entrega do kit ingressante, conversa com as coordenações de curso (COC’s), apresentação dos serviços essenciais do Campus Luiz de Queiroz e tour histórico e cultural.

Destaca-se que nesse primeiro dia de atividades, ocorrerá a Campanha de arrecadação de alimentos e material de limpeza destinada à Casa do Hip Hop https://www.casadohiphop.com.br/. A casa de assistência social atende cerca de 250 famílias que apresentam necessidades por meio de doações de cesta básica nos bairros do município de Piracicaba. Além disso, desenvolve atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas para crianças e jovens. Cabe ressaltar que a doação dos itens é voluntária, para aqueles que tiverem condições de participar.

As atividades seguem na segunda, 13, durante dia e noite, com roteiro específico para cursos diurnos e noturnos. Assim, a programação envolverá, basicamente, aula inaugural, atividades com os Centros Acadêmicos, feira dos grupos de extensão, aula inaugural com as COC’s dos cursos noturnos, palestra sobre ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tour acadêmico para os dois períodos.

Finalizando a programação, na terça, 14, também direcionada aos cursos diurnos e noturnos, estarão a apresentação do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE 2023, conversa com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária, palestra sobre Bem estar físico e mental, atividade com os coletivos da Esalq e atividade com a Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz.

Antes de assumir a diretoria da Esalq, profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, que atuava como presidente da Comissão de Graduação, ressaltou que esta edição do evento ainda foi coordenada por ela. “Este ano, a diretoria volta a dar as boas vindas no domingo por entender que nem todos os pais teriam disponibilidade durante a semana para estarem ao lado dos filhos neste momento especial. Eles serão recepcionados pelos dirigentes, receberão a mensagem da instituição e terão um café da manhã disponível”.

Confira demais informações no site do aluno ingressante e programação detalhada da recepção em https://www.esalq.usp.br/graduacao/aluno-ingressante .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 07.03.2023