ESALQ recebe estudantes japoneses

Estudantes visitam a ESALQ com objetivo de aprimorar o conhecimento sobre culturas agrícolas tropicais (crédito: Gerhad Waller)
Editoria:

Promover o “Desenvolvimento de líderes nas áreas de Alimentação, Agricultura e Meio Ambiente na América Latina”. Esse é o objetivo do Re-Inventing Japan Project, iniciativa da Tokyo University of Agriculture com quatro universidades parceiras da América Latina (Universidad Autónoma Chapingo, Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidad Nacional Agraria La Molina e Universidade de São Paulo).

Essa semana, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), unidade da USP que integra competências alinhadas ao projeto, recebe um grupo da universidade japonesa para dar prosseguimento ao projeto.

Na ESALQ, os japoneses foram recepcionados pelo vice-diretor da instituição, professor Durval Dourado Neto, pelo presidente da Comissão de Atividades Internacionais, professor Thiago Romanelli e pela professora do Departamento de Ciências Biológicas, Helaine Carrer. Em Piracicaba, terão contato com conteúdo programático relacionado à agricultura tropical, bem como conhecerão aspectos da cultura brasileira. “A agricultura brasileira é uma referência mundial, e por isso eles vem para cá, especificamente para a ESALQ, também referência nas ciências agrárias. Então eles nos procuram para conhecer culturas tradicionais”, conta Romanelli.

São alunos de graduação que, além de aulas, visitarão laboratórios e conhecerão locais turísticos da cidade, além de uma visita a uma feira japonesa em Arujá, no próximo sábado. “Antes de seguirem para o Pará, eles farão um roteiro gastronômico, para terem uma vivência intensificada sobre a nossa cultura em geral”, completa Thaigo Romanelli. O projeto tem duração de três anos e, na ESALQ, a coordenação das ações é do professor do Departamento de Entomologia, Celso Omoto.

Saiba mais em http://tenkai.nodai.ac.jp/pt/index.html .