Esalq recebe Medalha Nacional do Mérito Científico

A diretora Thais Vieira recebeu a honraria das mãos do presidente Lula (acervo pessoal)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 12 de julho, a Medalha Nacional do Mérito Científico. A honraria foi entregue pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e a Esalq esteve representada pela sua diretora, professora Thais Vieira.

A honraria é aprovada pelo Conselho da Ordem Nacional do Mérito Científico e a entrega da medalha foi realizada em cerimônia realizada durante a Primeira Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) de 2023.

A professora Thais Vieira comentou sobre a premiação. “A Esalq,  por sua contribuição para a evolução das fronteiras do conhecimento, neste que leva ao desenvolvimento científico e inovação frente aos desafios de combate à fome em meio a mudanças climáticas, foi homenageada. O Professor Luiz Antônio Martinelli (CENA) foi agraciado, com o grau Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Tivemos a Agricultura representada nessa importante solenidade. Foi um momento especial para a Ciência no Brasil e ter a Esalq dentre as instituições premiadas foi gratificante. Nas palavras do Vice-Presidente Alckmin, “a colheita da melhor semente plantada em São Paulo”.

O ato ocorreu no Palácio do Planalto, Salão Oeste, e contou ainda com as presenças do vice-presidente Geraldo Alckmin e da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Instituída em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.

Histórico – Em 2005, Dois docentes permissionários do departamento de Genética da Escola, conquistaram posições de destaque na área de Ciências Agrárias. O Prof. Roland Vencovsky, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências, na área de Ciências Agrárias. Sua posse acontecerá no dia 8 de junho, no Rio de Janeiro. Os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências são eleitos de acordo com seu campo de conhecimento, consagrando cientistas de excelência reconhecida entre a comunidade científica de sua área.

O Prof. João Lúcio de Azevedo, por contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia, foi promovido à classe Grã-Cruz, área Ciências Agrárias, na Ordem Nacional do Mérito Científico. O geneticista, que hoje alçou mais um grau da Comenda do Mérito Científico, já havia sido admitido como membro da Ordem, no governo Fernando Henrique Cardoso.

Em 2010 docentes da Esalq e do Cena, já admitidos como Comendadores na categoria Ciências Agrárias, em 2002 e 2004 respectivamente, os cientistas José Roberto Postali Parra e Carlos Clemente Cerri, que se destacaram pelos seus feitos em 2008 e 2009, foram promovidos à classe da Grã-Cruz. No ano seguinte, a Ordem Nacional do Mérito Científico premiou Klaus Reichardt, docente do Cena/USP.

Pesquisadores do Campus Luiz de Queiroz já homenageados pela Ordem Nacional do Mérito Científico

` Adolpho José Melfi (Esalq) - Grã-Cruz em 21/07/2000

` Almiro Blumenschein (Esalq) - Comendador em 20/11/1996

` Carlos Clemente Cerri (CENA) - Comendador em 28/06/2004 e Grã-Cruz em 04/03/2010