ESALQ recebe visita do deputado Roberto Alves

Laboratório Multiusuário de Produção Vegetal (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

O deputado federal Roberto Alves estará na próxima segunda-feira, 20 de março, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ). O convite da direção da instituição é uma forma de agradecer ao parlamentar pelo envio de emenda no valor de R$ 600 mil, que serão investidos na aquisição de equipamentos de pesquisa com foco na cana-de-açúcar.

O encontro, programado para às 14h00, no Gabinete da Diretoria / Edifício Central da ESALQ, contará com as presenças do prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri; do diretor e do vice-diretor da ESALQ, professores Luiz Gustavo Nussio e Durval Dourado Neto; do chefe do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ, professor Angelo Pedro Jacomino; e do vice-presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), José Coral.

O investimento será destinado ao projeto “Modelo Fisiológico e Mecanístico para Otimização de Recursos Naturais na Cultura de Cana-de-Açúcar”, que tem como objetivo analisar o crescimento das mudas em diferentes intempéries climáticas. A simulação do ambiente poderá proporcionar futuramente aos produtores uma melhor escolha da semente ideal para o plantio, já baseados pela previsão climática daquela região para o ano de safra. A medida resultará em maior produtividade e com isso maior desenvolvimento econômico para as regiões produtoras da cana-de-açúcar.

“O Brasil conta com instituições de ensino e centros de pesquisa de altíssimo nível, com profissionais e trabalhos reconhecidos inclusive fora do país. A descoberta de tecnologias como esta vão garantir a ampliação das colheitas com menor risco de prejuízo aos produtores, gerando aumento da renda e refletindo diretamente na economia nacional”, destaca Alves.

Geraldo Filho | Assessoria de Comunicação do  Deputado Federal Roberto Alves