ESALQ recebeu alunos do ensino médio

Profissionais de oito áreas diferentes contaram aos estudantes os desafios e gratificações de suas carreiras (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

O projeto Profissões na ESALQ, criado em 2011, busca por meio de parcerias com escolas públicas do município de Piracicaba, aproximar os estudantes do universo acadêmico. Assim, os pré-vestibulandos participam de visitas a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) para conhecerem os cursos oferecidos pela instituição, suas instalações, os universitários e docentes. Dessa forma, adquirem maior conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação e possibilidades de carreiras. “Queremos levar aos estudantes informações e orientações que, muitas vezes, não chegam até eles e são fundamentais para prepará-los para um exame de vestibular da Fuvest, além de auxiliar na escolha do curso”, ressaltou Sueli Pereira Nunes, coordenadora do projeto.

Desde maio, a ESALQ estabeleceu parceria com a escola Escola Estadual Sud Mennucci, de Piracicaba, que atualmente oferece o Programa de Ensino Integral. Com isso, os estudantes participaram de diversos encontros com o Profissões na ESALQ, conheceram a instituição, realizaram oficinas práticas, conversaram com profissionais e puderam sentir um pouco da vivência na universidade. Para encerrar esses encontros, na última terça-feira, 21 de junho, os alunos ouviram profissionais de oito áreas diferentes: engenharia agronômica, odontologia, medicina, medicina veterinária, jornalismo, letras, engenharia civil e administração. “Com o projeto estamos consolidando mais uma ação, que é fazer com que a universidade chegue até a sociedade, principalmente aos jovens que estão se preparando para o vestibular. Essa atividade é uma oportunidade dos alunos conhecerem o Campus e as possibilidades existentes dentro da instituição”, disse o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio.

Na Sud Mennucci, os jovens possuem a disciplina “Projeto de Vida”, a qual se preocupa em conhecer cada aluno, além de ajudá-lo nas decisões pessoais e profissionais para o futuro. O projeto Profissões na ESALQ adaptou essa disciplina durante os encontros e criou o “Faça da USP o seu projeto de vida”, para acrescentar conhecimentos aos estudantes e orientá-los em suas dúvidas. “É uma forma de acrescentar e oferecer uma oportunidade aos alunos de conhecerem mais profissões e novas escolhas”, disse Eliane de Fátima Silva, professora que leciona a disciplina. Julia Fermino, do 2º ano do ensino médio, participou de todos os encontros e contou que sua vontade de estudar Engenharia Agronômica só aumentou. “Pra mim foi uma chance enorme de ter um contato maior com a faculdade e isso possibilitou pensar em um projeto de vida que irei traçar futuramente. Tenho um foco, que é estudar para conseguir entrar no curso de agronomia da ESALQ”, contou.

O contato e a aproximação com a universidade, com a rotina dos universitários e a possibilidade de ouvir profissionais de diferentes áreas, foi uma forma de integrar esses alunos do ensino médio ao meio acadêmico, por meio de conversas informais. “Foi muito bacana participar e poder contar um pouco da minha experiência para eles, pois eu não tive essa oportunidade quando estava no lugar desses jovens e acho importante esse momento em que podem conversar com profissionais que estão trabalhando na área e vivenciam a profissão diariamente”, ressaltou Luciana Nunes Silva, médica veterinária que conversou com os estudantes.

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Caio Albuquerque (22/06/2016)

Palavra chave:
Profissões na ESALQ carreiras ensino médio Sud Mennucci