Esalq recebeu a visita do Secretário Estadual Marcos da Costa

Secretário Marcos Costa foi recepcionado no Projeto Equoterapia (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

O Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, o advogado Marcos da Costa, visitou na manhã de sexta-feira, 17/3, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Na Esalq, foi recepcionado pelos coordenadores do Projeto Equoterapia, professores Sila Carneiro da Silva, do departamento de Zootecnia e Roberta Brandi, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP).

“Recebê-lo nos dá a oportunidade de mostrar o nosso trabalho de atendimento à comunidade e às pessoas portadoras de necessidades especiais, além de outras atividades. Isso dá projeção para a Esalq, para o departamento de Zootecnia e para o Projeto de Equoterapia e a oportunidade de gerarmos um bem maior e quem sabe atender mais pessoas”, comentou o professor Sila.

Ao recepcionar o secretário, Roberta Brandi fez uma breve demonstração das atividades que podem ser realizadas no setor com portadores de deficiência e que promovam benefícios aos humanos através do uso do cavalo. “Apresentamos os nossos cavalos e simulamos um resumo das nossas atividades aqui no setor de equinocultura. Falamos do significado da escolha do cavalo, promovemos atividades de cooperação e desenvolvimento, e finalizamos com uma atividade no redondel”. A docente é responsável pelo projeto A Equinocultura como ferramenta de desenvolvimento emocional, um Estudo sobre a interação entre seres humanos e cavalos com objetivo de promover autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. O projeto tem a parceria da professora Tania Casado, da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Administração (FEA/USP), que acompanhou o secretário Marcos Costa na visita a Esalq. “O projeto Equoterapia da Esalq é magnífico e a vinda do Secretário dá mais visibilidade ao trabalho. Em consonância com o projeto sobre autoconhecimento, estamos iniciando um novo projeto que culminará no atendimento de pessoas com autismo e a presença do Secretário na Esalq deve fortalecer ainda mais essa iniciativa.

Marcos Costa revelou ser um apaixonado pela equoterapia e antecipou a intenção de transformar o modelo aplicado na Esalq em política pública. “Conheço a capacidade dessa terapia de transformar a vida das pessoas. É uma terapia quase que milagrosa. Ligado à Secretaria temos um projeto que oferece a equoterapia no Parque da Água Branca, em São Paulo, onde atendemos cerca de 80 praticantes. Mas pretendemos ampliar e por isso estamos aqui na Esalq, que é uma referência para o Estado. Nossa visita tem intuito de entender o modelo para ser replicado em outras regiões do Estado e transformar esse modelo em política pública, dando a oportunidade a essas crianças de ganharem mais autonomia e liberdade a partir desse instrumento”.

Texto: Caio Albuquerque (21/3/2023)