Esalq recepciona ingressantes de 2023

Estudantes ouvem a diretora, Thais Vieira (crédito: Denise Guimarães)

Começou no último domingo, 12/3, a Semana de Recepção aos Ingressantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Em ato realizado no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq, dirigentes do campus USP Luiz de Queiroz, estudantes, professores funcionários técnicos e administrativos realizaram uma cerimônia de acolhimento aos novos alunos da Esalq, que conheceram parte das dependências do campus acompanhados de amigos e familiares.

A diretora da Esalq, professora Thais Vieira, parabenizou os novos alunos e destacou a responsabilidade que todos assumem a partir de agora. “É um prazer receber as famílias nesta escola que tem um passado fantástico, mas que pensa sempre em oferecer aos estudantes o melhor futuro possível. Além disso, precisamos reforçar que a formação de qualidade oferecida na Esalq traz uma imensa responsabilidade, já que somos uma universidade pública financiada pela sociedade e, portanto, formar-se na USP é um compromisso assumido com essa mesma sociedade”, destacou a diretora, lembrando ainda que o trote é proibido em todas as dependências da Universidade de São Paulo. “Nessa jornada que começa hoje o trote não faz parte dessa realidade e esperamos que este seja o primeiro dia do melhor período da vida desses estudantes”, finalizou Thais Vieira.

Expectativa – Otavio Sousa Silva, 18 anos, veio de Rio Claro/SP com os pais. Ele cursará Engenharia Agronômica e estava ansioso pelo início das aulas. “Eu pesquisei informações sobre o curso e sobre a Esalq e quero logo assistir as primeiras aulas”. A mãe de Otávio, a dona de casa Patricia, aprovou o modelo de recepção da Esalq. “É muito interessante a Esalq chamar os pais nesse primeiro momento, minha família se sentiu bem recepcionada para que nosso filho inicie sua caminhada”, comentou ao lado do marido Elisvaldo e da filha Maria Clara.

A cozinheira Lena Vieira estava radiante tomando café-da-manhã ao lado do filho Samuel, que cursará Ciências Econômicas. “É uma alegria muito grande, estou realmente emocionada, já que desde pequeno meus filhos escutavam em casa que precisavam estudar e passar em uma universidade pública e fico feliz que tenha dado certo”. Gabriela Vieira, sua filha, está no segundo ano do curso de Gestão Ambiental na Esalq e na manhã de domingo recepcionou o irmão Samuel. O futuro economista estava confiante com o início da nova jornada. “Minha expectativa é alta, eu pensava em cursar Geografia, mas comecei a estudar os sistemas econômicos para o vestibular e mudei minha opção”, relata.

Gabriela Novello, 17 anos, estava ao lado da mãe Luciana e espera se realizar no curso de Ciências Biológicas. “Sempre fui bastante curiosa por temas relacionados à natureza e quando fui pesquisar uma profissão acreditei que este curso pode atender minha expectativa”. Natural de Piracicaba, Gabriela continuará morando com a família. “Estou aliviada por minha filha não precisar sair de casa agora e poder estudar em uma universidade pública. Espero que ela possa curtir essa trajetória com responsabilidade”, disse a mãe de Gabriela.

Compromisso – O presidente da Comissão de Graduação da Esalq, professor Thiago Romanelli, apresentou os coordenadores dos cursos aos presentes, destacou as oportunidades que os estudantes terão no campus e fez um pedido aos pais. “Hoje é o primeiro dia da formação profissional dessa turma. Eles terão acesso a uma estrutura excelente, mas eu faço um apelo aos pais para que nos ajude nesse período de transição entre o ensino médio e a vida universitária. Os calouros serão bem acolhidos, daremos a eles a formação técnica, mas é fundamental que as famílias continuem acompanhando seus filhos afim de que eles possam se dedicar integralmente à vida acadêmica”.

Luciano Mendes, prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz, frisou em sua fala as ações de permanência estudantil oferecidas pela USP. “Desejamos boas-vindas aos familiares e que os ingressantes possam ter uma bela jornada a partir de agora. Sob nossa responsabilidade está o cuidado com a infraestrutura do campus e a garantia de ofertar, com qualidade, moradia, alimentação, internet e outras ações de permanência estudantil”.

Após as boas vindas, os ingressantes se reuniram para a primeira conversa com as coordenações de curso (COC’s), conheceram parte dos serviços essenciais do Campus Luiz de Queiroz, realizaram tour histórico e cultural pelo campus. e visita guiada pelo Museu "Luiz de Queiroz", Clubinho de Ciências e Jardim Ermelinda Ottoni de Sousa Queiroz.

As atividades seguem na segunda, 13, durante dia e noite, com roteiro específico para cursos diurnos e noturnos. Assim, a programação envolverá, basicamente, aula inaugural, atividades com os Centros Acadêmicos, feira dos grupos de extensão, aula inaugural com as COC’s dos cursos noturnos, palestra sobre ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tour acadêmico para os dois períodos.

Finalizando a programação, na terça, 14, também direcionada aos cursos diurnos e noturnos, estarão a apresentação do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE 2023, conversa com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária, palestra sobre Bem-estar físico e mental, atividade com os coletivos da Esalq e atividade com a Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz.

Confira demais informações no site do aluno ingressante e programação detalhada da recepção em https://www.esalq.usp.br/graduacao/aluno-ingressante .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar e Caio Albuquerque (13/3/2023)

Prefeito do campus, Luciano Mendes, conversa com os ingressantes e familiares (crédito: Denise Guimarães)
Os corodenadores recepcionaram a turma de 2023 (crédito: Denise Guimarães)