ESALQ sediará 2º Congresso de Graduação da USP

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (crédito: Cristiano Ferrari)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) será sede do 2º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (USP), evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP que busca firmar um espaço de integração do corpo docente para compartilhar suas melhores práticas de ensino e experiências pedagógicas.

Socializar ideias e ações criativas que possam se traduzir em projetos voltados à valorização e à modernização do ensino de graduação, oportunidade de avaliar o impacto do uso de metodologias alternativas de ensino sobre a formação de estudantes são premissas do Congresso que reunirá docentes, pós-doutores, pós-graduandos, bolsistas de estágio PAE e monitores-bolsistas dos cursos de Licenciaturas para dividirem, debaterem e trocarem experiências sobre o ensino de graduação.

Mantendo o propósito original, o evento destacará e valorizará as atividades de ensino dos docentes, participantes do projeto piloto da Pró-Reitoria de Graduação reconhecendo, pública e institucionalmente, os professores que tiveram as melhores avaliações pelos estudantes em suas disciplinas.

O 2º Congresso de Graduação abordará os mais variados assuntos relacionados ao ensino de graduação, desde a apresentação de experiências docentes em sala de aula ao uso intensivo da tecnologia como recurso didático. Exemplos de temas de interesse são: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, elaboração, aplicação e avaliação de materiais didáticos, formação de professores, objetos de aprendizagem, jogos e vídeos eletrônicos, reformulação curricular, tutoria acadêmica, dupla titulação, internacionalização, laboratórios virtuais e outros.

Programação

A programação do Congresso, com atividades no Edifício Central e na Central de Aulas da ESALQ, contemplará abertura, palestras, sessões de comunicação oral, atividade social na cidade, mesa redonda e atividades culturais.

A palestra de abertura, que acontecerá no dia 5 de julho, às 11h15, no Edifício Central da ESALQ, sob o tema “Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas” será ministrada pelo professor José Manuel Moran, da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

Outras duas palestras convidadas estão previstas. A primeira delas, dia 5 de julho, às 17h30, no Edifício Central, sob o tema “Ferramentas digitais para personalizar o ensino”, será ministrada pelo professor Sérgio R. Muniz, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). A próxima acontecerá no dia 6 de julho, às 17h30, também no Edifício Central, sob o tema “Ensino de graduação: inteligência coletiva”, e será ministrada pelo professor Fabio Gregori, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Clique aqui e confira a programação .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (01/07/2016)