ESALQ será sede regional do lançamento do Ideas for Milk

Proposta do evento é facilitar o dia a dia de quem trabalha com o leite (Crédito: divulgação)
Editoria:

A Embrapa Gado de Leite, em parceria com empresas do setor, promoverá nesta segunda-feira, 12 de setembro, o evento de apresentação do “Desafio de Startups: Ideas for Milk”, que terá a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) como uma das sedes regionais. O objetivo do evento é despertar nos participantes o interesse de desenvolverem projetos que relacionem soluções para aumentar a eficiência do segmento da cadeia produtiva do leite no Brasil.

O desafio chega para estimular a inovação e o empreendedorismo voltados ao agronegócio do leite. Podem participar equipes informais compostas por quaisquer pessoas interessadas ou startups/empresas já constituídas. A proposta é que os participantes apresentem um projeto que relacione soluções para aumentar a eficiência do segmento da cadeia produtiva do leite no Brasil por meio de projetos de tecnologia que podem envolver aplicativos mobile, soluções de hardware ou software e tecnologias que estejam relacionadas à melhoria da eficiência da atividade.

As propostas para a competição nacional entre empreendedores devem ter foco nas áreas do agronegócio do leite, que abrangem desde os insumos agropecuários, logística de captação, distribuição do leite, indústria de laticínios até o consumidor final. Dessa forma, soluções para a maior eficiência de culturas utilizadas na atividade leiteira, como milho, pastagens, cana e outras, podem ser incluídas.

Os benefícios para os ganhadores vão desde a participação e o aprendizado em um processo que envolve a formulação de uma ideia com potencial de mercado até a possibilidade de alavancar um negócio lucrativo.

Após a primeira etapa de avaliação das ideias inscritas, até 40 projetos seguirão para as oito finais locais, que serão realizadas dentro de universidades - referências em agropecuária. Apenas oito projetos, um de cada final local, irão para a final nacional, que ocorrerá em Brasília.

A inscrição e entrega dos projetos devem ser feitas até o dia 12 de outubro, pelo site: www.ideasformilk.com.br, onde informações adicionais podem ser encontradas.

O lançamento do Desafio, em Piracicaba, que será conduzido por representantes da Embrapa Gado de Leite, AgriPoint e ESALQ, acontecerá na Sala da Congregação do Edifício Central da ESALQ, no dia 12 de setembro, das 12:30 às 14:30 horas, com entrada gratuita. O contexto da cadeia do leite será fornecido por profissionais da Embrapa, assim como a apresentação do projeto e oportunidade para esclarecimento de dúvidas.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar / MTb 32531
(com dados da Embrapa Gado de Leite)

09/09/2016

Palavra chave:
milk embrapa gado de leite agripoint empreendedorismo leite