Esalq/IFSP vencem maratona de programação da Embrapa

Equipe Milcup recebendo o prêmio (Foto: divulgação)

Após uma semana de acampamento na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG), o time da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi o grande vencedor do Vacathon, uma maratona de programação de soluções digitais inovadoras voltadas à produção de leite.

Cerca de 100 estudantes apresentaram as soluções digitais desenvolvidas durante a semana para problemas da pecuária de leite no Brasil. A maratona envolveu 25 instituições de ensino de vários estados brasileiros.

A solução desenvolvida pelo time Esalq/ IFSP foi a Milcup, uma caneca com sensores eletrônicos que faz análise de mastite (doença infecciosa, aguda ou crônica das vacas leiteiras causada por vários microrganismos, caracterizada por processo inflamatório e alterações físicas, químicas e bacteriológicas do leite e redução da produção de leite) na propriedade em tempo real. Em conjunto é fornecido aplicativo com todos os dados ao longo do tempo para manejo assertivo.

A equipe agora irá patentear a ideia e o produto para a produção da Caneca Inteligente. O objetivo montar uma satartup e, nessa fase, necessitam de investidores "anjos" para  bancar o desenvolvimento em parceria com a equipe.

“Os profissionais do agro, mais do que nunca, precisam se unir a outros profissionais para que as soluções possam ser mais aplicadas, principalmente nessa era digital, quando falamos da agricultura 4.0”, concluiu o professor Iran José Oliveira da Silva, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, embaixador da equipe.

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque