Esalq/USP e Cirad assinam acordo de cooperação

Assinatura do acordo foir ealizada no Edifício Central (crédito: Gerhard Waller)

Na tarde de 23 de outubro de 2023 a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Cirad, organismo francês de pesquisa agronômica e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas assinaram um acordo de cooperação acadêmica.

A diretora da Esalq, professora Thais Vieira, reiterou a importância da parceria. “Temos uma sólida parceria com escolas e instituições francesas, nosso programa de dupla diplomação na graduação contempla hoje três dos nossos sete cursos, ou seja, já temos uma grande mobilidade envolvendo intercâmbio de docentes e alunos e agora essa parceria possibilita a mobilidade entre pesquisadores e o desenvolvimento de projetos de pesquisa”.

Para o diretor do Cirad para a América Latina Pierre Marraccini, a aproximação com a Esalq amplia as possibilidades de sucesso do instituto no continente. “Esse acordo reforça ainda mais a aproximação entre os dois países, lembrando que o relacionamento entre Brasil e França tem produzido conhecimento relevante em diversas áreas”.

Estiveram presentes ainda na assinatura do documento, pela Esalq, José Belasque Junior, docente do Departamento de Fitopatologia e Nematologia, presidente da Comissão de Relações Internacionais, membro do GT Inovação/Comissão de Pesquisa e Inovação e presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec, Pedro Henrique Santin Brancalion, docente do Departamento de Ciências Florestais (coordenador técnico do convênio Esalq/USP – Cirad); e Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, chefe do Departamento de Ciências Florestais.

Também representaram a instituição francesa Jean-Luc Battini, pesquisador sênior, Joannès Guillemot, pesquisador (coordenador técnico do convênio Esalq/USP – Cirad); e Daniel Mika-Nsimbi Poultney, pesquisador (coordenador técnico do convênio Esalq/USP – Cirad).

O acordo tem prazo de vigência de 5 anos e prevê a cooperação acadêmica em áreas de muito interesse a partir de intercâmbio de docentes e pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, elaboração conjunta de projetos de pesquisa, além da organização conjunta de eventos científicos e culturais, intercâmbio de informações e publicações acadêmica. Segundo o professor Pedro Brancalion, de início serão realizados projetos no âmbito da ecologia e da produção florestal.

Texto: Caio Albuquerque (24/10/2023)