Esalq/USP e INRAe assinam acordo de cooperação

Fernando Luis Cônsoli, Thais Vieira, Jean-Francois Soussana e Philippe Mauguin (crédito: Denise Guimarães)

A Universidade de São Paulo, por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e o Institut National de Recherche pour l’agriculture, l’alimentation et l’environnement (INRAe), assinaram no último dia 14 de maio, uma carta de intenção de cooperação.

O objetivo é formalizar o acordo mútuo entre a Esalq/USP e a instituição francesa para trabalharem na criação do primeiro laboratório internacional associado ao INRAe, o LEARN, sigla para International Associated Laboratory (LIA): Enhanced Agricultural Resilience through Multi-Organism Interaction Analysis. O acordo fortalece e facilita as trocas científicas entre as partes no âmbito do memorando de entendimento bilateral em vigor entre a USP e a INRAe.

“O escopo da parceria é o desenvolvimento de pesquisas para o desenvolvimento de sistemas agrícolas resilientes, com enfoque no aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias que permitam reduzir os danos causados por pragas, sempre focadas no atendimento dos diversos objetivos para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, produzindo, assim, sistemas de produção de commodities e alimentos que sejam resilientes, sustentáveis e equitativos”, conta o professor Fernando Cônsoli, do departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, coordenador da parceria na USP.

Ainda segundo Cônsoli, “a abordagem a ser traçada no laboratório focará na aplicação do conceito de meta-organismos aos sistemas de produção, entendendo o efeito da diversidade biológica e das interações intra e interespecíficas estabelecidas entre os diversos entes biológicos presentes nos sistemas de produção, dos micro aos macrorganismos, para a caracterização e busca de fenótipos de interesse aos objetivos do LIA”.

O Learn poderá beneficiar a Esalq/USP de diversas formas. Inicialmente pela construção de uma parceria institucional que permitirá desenvolvimento de pesquisas de alto nível internacional e com forte impacto social e para a agricultura do país e do mundo. “Permitirá ainda um maior fluxo de pesquisadores internacionais e de intercâmbio de docentes e discentes; auxiliará no desenvolvimento de estratégias de co-financiamento entre o INRAe e as agências de fomento à pesquisa do estado e do Brasil”, complementa o professor da Esalq, lembrando que o acordo se desponta como uma estrutura de cooperação institucional. “Poderá também facilitar o desenvolvimento de outros LIA entre as instituições em áreas de pesquisa distintas, ou até mesmo na construção de ações internacionais mais incisivas para o desenvolvimento de pesquisas para a solução dos problemas relacionados à segurança alimentar, previstos para um futuro próximo”. O docente reforça ainda que a parceria permitirá que as instituições envolvidas atuem como protagonistas internacionais no campo da produção de alimentos de forma responsável, racional e equitativa.

Inicialmente, o Learn foi constituído com 10 pesquisadores de diferentes unidades do INRAe, CBGP e CIRAD, além de seis docentes do departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq. Presente na assinatura do acordo, a diretora da Esalq, professora Thais Vieira, falou sobre a importância da parceria, que poderá se estender para outras unidades da USP. “É o primeiro laboratório internacional dessa modalidade em parceria com a Universidade de São Paulo, os franceses foram muito ágeis nas tratativas até porque o tema é muito relevante. E a iniciativa envolve um grande número de pesquisadores franceses e, a partir do diálogo que tivemos durante a reunião, poderemos quem sabe estender esse modelo para outras unidades como o Cena, a FZEA e o IAG, que também estavam representados nesse encontro”.

A instituição francesa foi representada por Philippe Mauguin (Presidente Diretor Geral), ⁠Jean-Francois Soussana (Diretor das Relações Internacionais), Gabriela Sonohat-Sinoquet (Responsável do Polo das Ferramentas de Cooperação) e Ariane Lelah (Chefe de Projeto de Comunicação Europa – Internacional).

Texto: Caio Albuquerque
Fotos: Denise Guimarães
15/5/2024

Instituições firmaram parceria no escritório da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, em São Paulo (crédito: Denise Guimarães)