Estudantes da ESALQ participarão da Jornadas Jóvenes Investigadores

Editoria:

Desde agosto de 2014, o Hidrofitotério da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), que reúne uma coleção de plantas aquáticas e palustres vêm sendo restaurado por meio de um projeto do programa de Cultura e Extensão e de novos projetos vinculados ao Sistema Unificado de Bolsas da universidade. As iniciativas possibilitaram aos estudantes envolvidos participarem, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, da Jornadas Jóvenes Investigadores (http://unesp.br/arex/jji-2016/2016/04/26/sobre/), em São Pedro (SP), que visa promover a conexão entre os jovens cientistas dos países da América Latina.

Atualmente, o projeto é orientado pelo professor Flávio Gandara, do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ, que coordena também outras ações referentes ao lugar, como estudo dos hábitos das plantas, polinizadores, biorremediação e educação ambiental. “Creio que essa oportunidade irá auxiliar ainda mais no crescimento do local, que está cada dia chamando mais a atenção da comunidade esalqueana”, ressalta Charles Albert Medeiros, graduando em Gestão Ambiental e coordenador discente do Hidrofitotério.

O evento, que terá como tema “Desafios Contemporâneos dos Jovens Investigadores no Desenvolvimento da Ciência na América Latina”, é uma oportunidade de apresentar à proposta do Hidrofitotério à sociedade. Além disso, de acordo com Charles, a proposta é apresentar toda a trajetória de restauração e os benefícios que foram alcançados, tanto pela universidade, quanto para a comunidade. “Abordaremos também a importância das plantas aquáticas como agentes eficazes na alimentação, paisagismo, serviços ecológicos e medicina. Por conta disso, o projeto tornou-se polo para pesquisas relacionadas à área de ecologia e educação ambiental de plantas aquáticas”, contou.

Equipe – Além do coordenador Flávio Gandara e de Charles, o Hidrofitotério conta com apoio da colaboradora e pesquisadora Elza Martins Ferraz, Danilo Soares Gissi, Diogo Costa Meneses, Levi De Zen Itepan, Michael Henrique, Poliana Fernandes, Vivian Nakano e Tainá Franco Sterdi.

Para agendar visitas ao Hidrofitotério da ESALQ, acesse a página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/hidrofitoterio.esalq/

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (19/10/2016)