Estudantes da Nova Zelândia visitam a Esalq

Estudantes da Nova Zelândia em visita à Esalq (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebe a visita do diretor da Faculdade de Agronegócio da Universidade Lincoln, Nova Zelândia, e de 16 alunos do último ano do curso de Agronegócio. Durante 12 dias, eles visitam laboratórios, departamentos e as atividades que são desenvolvidas na Esalq.

As visitas de campo abrangem diferentes partes da cadeia de abastecimento, dando aos estudantes a oportunidade de conhecer pequenos e grandes produtores agrícolas, processadores de alimentos e varejo. Um dos objetivos é desenvolver laços pessoais com os brasileiros, para que parte do programa se concentre em atividades com os estudantes locais.

Brasil – Antes de chegar em Piracicaba, os estudantes visitaram a Universidade de Santa Catarina e a Universidade Federal de Viçosa. “É uma oportunidade muito grande de poder ter a interação entre nossos alunos, e destes estudantes já conhecerem as atividades da Esalq para uma possibilidade de intercâmbio durante a pós-graduação”, disse a professora Helaine Carrer, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Esalq.

A ideia dessa aproximação surgiu devido a um evento promovido em março pela embaixada da Nova Zelândia, que trouxe diferentes universidades do país e convidaram universidades brasileiras para discutirem a possibilidade de interações. Nessa ocasião, o diretor da faculdade de agronegócio da Universidade de Lincoln solicitou a possibilidade de uma visita à Esalq. Na época, ele veio até a Esalq e conheceu alguns dos Departamentos da Escola e visualizou a oportunidade de trazer alunos para o Brasil.

Na Esalq, os estudantes visitaram o Cepea, a Casa do Produtor Rural, o Laboratório de Nutrição e Reprodução Animal, entre outros. “Eles se interessaram bastante, quiseram saber sobre nossos cursos. Agora estamos em processo para fazer um convenio e permitir o intercâmbio destes alunos, enquanto alguns dos nossos vão para a Nova Zelândia, outros virão para cá”, finalizou a professora.

Texto: Gabriela Martins Spolidoro | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque