Estudantes estrangeiros são recepcionados na Esalq

Estrangeiros foram recepcionados no Edifício Central (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Para aprimorar conhecimentos em áreas específicas e vivenciar a cultura brasileira,  estudantes  de vários países chegam todos os anos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Alguns, como o chileno Eduardo Pizarro, desembarcam para passar um semestre. Outras, como a francesa Tallulah Ivachkevitch, chegam para ficar até um ano e meio.

Eduardo, Tallulah e outros estudantes de países como a Holanda, os Estados Unidos, o Peru, a Bélgica entre outros, escolhem a Esalq com a intenção de aprender um pouco mais sobre agricultura tropical, silvicultura, meio ambiente, entre outras áreas nas quais a instituição é referência.

“Pretendo conhecer mais tecnologias aplicadas à silvicultura, além de poder praticar um idioma diferente, participar da vida cultural e ter contato com os recursos naturais do Brasil”, conta o chileno Eduardo, estudante de Engenharia Florestal na Universidade do Chile, em Santiago.

Tallulah é mais uma que chega para cursar o duplo diploma, programa especial que a Esalq mantém com universidades francesas e permite que franceses e brasileiros cursem a metade da graduação no país parceiro e assim tenham o diploma validade no Brasil e na União Europeia. “Sempre tive interesse em conhecer um país tropical, gosto do calor e das florestas e busco aqui descobrir oportunidades no mercado de trabalho”, explica a estudante da Isara-Lyon.

Para acolher esses estudantes, o Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt) da Esalq preparou, para os dias 13 e 14 de fevereiro, uma programação denominada Orientation Day. A recepção ocorreu na manhã de quinta-feira, quando os estrangeiros assistiram uma apresentação institucional na Sala da Congregação, acessaram os primeiros documentos como cartão USP, mapa do campus, Guia do Estudante Internacional e as orientações acadêmicas e administrativas básicas. Na sequência realizaram um tour pelo campus e, no período da tarde, realizaram a entrega da documentação no escritório do SVAInt e receberam orientações sobre trâmites burocráticos na Polícia Federal.

Na sexta-feira, os estudantes se reúnem pela manhã em frente ao Edifício Central, quando partem junto com estudantes de graduação da Esalq e uma guia oficial do município, para um roteiro turístico e cultural na cidade de Piracicaba. Finalmente, a tarde da sexta-feira feira está reservada para atendimentos individuais e esclarecimento de dúvidas.

Mais informações sobre as atividades internacionais na Esalq acesse https://www.esalq.usp.br/svaint/.

Texto: Caio Albuquerque (13/0/2020)

Palavra chave:
estrangeiros SVAInt internacional