Estudo indica cultivares de framboesa adaptadas às regiões subtropicais

Cultivares reflorescentes com fotos dos frutos e principais características em região subtropical (divulgação)
Editoria:

A necessidade compreender e melhorar a adaptabilidade de cultivares de framboeseiras em regiões subtropicais levou pesquisadores da Universidade Federal do Paraná a desenvolverem o artigo Production, quality, bioactive compounds, and phenology of raspberry cultivars under an organic cropping system in a subtropical region of Brazil. A justificativa é que, neste cenário, a produção e a qualidade dos frutos podem diferir daqueles obtidos em climas temperados.

Publicado na revista Scientia Agricola, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o trabalho avaliou dez cultivares, oito reflorescentes (Alemãzinha, Autum Bliss, Bababerry, Fallgold, Golden Bliss, Heritage, Indian Summer e Polana,) e duas não-reflorescentes (Schöenmann e Willamette).

Os pesquisadores apontam que as cultivares reflorescentes apresentaram duas épocas de frutificação, a primeira na primavera/verão e outra no verão/outono, com exceção da cultivar Indian Summer, que frutificou apenas em hastes novas. A ‘Alemãzinha’ apresenta melhor adaptação na região de Pinhais-PR, Brasil, com maior produtividade e concentração de polifenóis totais. A ‘Heritage’ também é uma opção de cultivo nessa região, embora seja menos produtiva, os frutos são maiores, menos ácidos e com altos teores de compostos bioativos. As cultivares amarelas Fallgold e Golden Bliss são boas opções para diversificar a oferta de cores e os frutos possuem ratio mais elevado.

O artigo tem autoria de Cintia Moraes Fagundes, Luiz Antonio Biasi, Mauro Brasil Dias Tofanelli, Ana Paula Santos Rodrigues, Vitor Guimarães Franciscon, Aline de Fátima Cobachuk Siqueira. Pode ser acessado na íntegra em https://doi.org/10.1590/1678-992X-2023-0009 .

Texto: Caio Albuquerque (4/1/2024)