Estudo que aplica tecnologia de ultrassom na hidratação de grãos está na seleção do Prêmio Capes Tese 2019

Versão para impressãoEnviar por email
Alberto Claudio Miano Pastor, autor da pesquisa que substitui o uso de temperaturas altas por ultrassom (crédito: Gerhard Waller)

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), está entre os vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2019, da área de Ciência de Alimentos.

A pesquisa tem autoria de Alberto Claudio Miano Pastor e orientação de Pedro Esteves Duarte Augusto, professor do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq.

O trabalho tem como título “Hidratação assistida por ultrassom de grãos com comportamento sigmoidal: cinética de hidratação, cozimento, germinação e incorporação de nutrientes”. Na prática, o pesquisador aplicou a tecnologia de ultrassom de alta potência na hidratação de grãos como feijão e milho.

Além de mais rápido e barato, o processo de aplicação de tecnologia de ultrassom permite ainda a adição de componentes como o ferro e vitaminas, podendo agregar valor ao produto. “A aceleração desse processo, no caso do feijão, por exemplo, ocorre na indústria a partir do aumento da temperatura, o que pode prejudicar o produto e consumir grande quantidade de energia. Aqui, nós aceleramos o processo sem aumentar a temperatura e ainda incluímos ferro, um componente que combate a anemia, um problema grave em países em desenvolvimento”, declarou o autor.

Acesse a tese na íntegra: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-21012019-145147/p...

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 6 de setembro de 2019, Edição 173, Seção 3, Página 122. É possível consultar a lista com os nomes dos premiados na página da CAPES, link: http://www.capes.gov.br/editais/resultados.

A relação traz os selecionados de cada uma das 49 áreas de avaliação e mais 93 trabalhos que receberão menções honrosas.

Segundo a Capes, as três teses ganhadoras do Grande Prêmio – oferecido com os institutos Serrapilheira e Ayrton Senna, serão conhecidas em novembro. Além disso, há premiações especiais, concedidas em parceria com a Comissão Fulbright e a Fundação Carlos Chagas.

Texto: Caio Albuquerque (11/09/2019)