Evaldo Ferreira Vilela assume a Cátedra Luiz de Queiroz

Evaldo Ferreira Vilela em seu discurso de posse (crédito: Gerhard Waller)

Durante a cerimônia de celebração dos 121 da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o professor, pesquisador e engenheiro agrônomo Evaldo Ferreira Vilela, assumiu o posto de Quarto Titular da Cátedra Luiz de Queiroz.

A posse ocorreu a partir da aprovação da Congregação da Esalq, durante sessão realizada no último dia 22 de março e o mandato de Vilela ocorrerá de 03/06/2022 a 02/06/2023.

O tema a ser desenvolvido por ele na Cátedra Luiz de Queiroz Ciclo 2022/2023 será “Transição da revolução verde para uma agricultura sustentável: o papel da ciência e da tecnologia, engajamento da sociedade e políticas públicas”.

Em seu discurso de posse, o titular da Cátedra reforçou que terá a missão de auxiliar a Esalq a pensar e executar estratégias capazes de elevar ainda mais o seu papel, potencial e reputação, e também da USP, no campo da agricultura, da produção sustentável de alimentos.

“Avançar na Sustentabilidade da produção ao mesmo tempo que se busca garantir a Segurança Alimentar trazem enormes desafios, que somente podem ser vencidos com a ajuda da Ciência, por meio de redes de pesquisa construídas no espírito e na prática da colaboração, inclusive com parceiros internacionais. Redes de pesquisa com missões especificas, com oportunidades de participação inclusive de jovens pesquisadores e de empresas inovadoras. Não é simples, mas é necessário e possível”.

A ata da posse de Evaldo Ferreira Vilela foi assinada pelo próprio catedrático, pela vice-reitora da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda e pelo diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto.

Evaldo Ferreira Vilela – É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (1971), mestre em Entomologia pela Esalq/USP e doutor em Ecologia Química pela University of Southampton, UK. Foi reitor da UFV entre 2000 e 2004, tendo exercido outras funções nessa universidade, na qual leciona Entomologia, Controle Biológico, Feromônios e Comportamento de Insetos. Foi professor convidado da pós-graduação da Esalq/USP. É membro da Academia Brasileira de Ciências e condecorado com a Medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico. É, desde abril de 2020, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto: Caio Albuquerque (8/6/2022)