Fabio Marin assume a presidência da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia

Fabio Marin, docente do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq (crédito: Gerhard Waller)

O professor Fabio Marin, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAGRO). A decisão, tomada em reunião realizada na primeira quinzena de novembro, define o docente da Esalq como presidente da gestão 2021-23.

Segundo o docente, a chapa eleita congrega pesquisadores de todas as regiões do Brasil. “Essa é uma estratégia que dá a essa gestão representatividade em todo o País, uma vez que temos o propósito de fortalecer a aproximação e a troca de informações entre os associados afim de publicar um livro que traga o estado da arte da agrometeorologia brasileira”, conta Marin.

Uma das frentes para fortalecer a SBAGRO, de acordo com o professor Fabio Marin, é investir na divulgação dos trabalhos realizados no âmbito da Sociedade via redes sociais. “Assim pretendemos atrair mais associados, principalmente os pesquisadores mais jovens.

A revista Agrometeoros, publicação da SBAGRO com boa qualificação, é outro elemento merecerá atenção da atual gestão. “Trata-se de uma revista de acesso aberto, reconhecida pelos pares, que traz artigos em português e língua inglesa”. A Agrometeoros aborda as contribuições científicas originais, tópicos especiais, notas técnicas e relatos de experiências relevantes, tanto nacionais quanto internacionais, na área de agrometeorologia.

Marin lembrou ainda que um dos objetivos da gestão que acaba de iniciar é preparar as comemorações dos 50 anos da SBAGRO, a ser celebrado em 2023. “A ideia é trazer o Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) para Campinas”.

Marin – O professor Fabio Ricardo Marin é engenheiro agrônomo formado em 1998 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). É mestre e doutor em Agronomia pela mesma instituição e tem pós-doutorado pela Universidade da Flórida (2010-2011) e pela Universidade de Nebraska-Lincoln (2018), Estados Unidos, respectivamente nas áreas de concentração em modelagem de crescimento de plantas e análise de eficiência agrícola. Foi pesquisador da Embrapa entre 2002 e 2013, professor da PUC-Campinas entre 2005 e 2013 e professor da FGV-Agro entre 2008 e 2013. Desde agosto de 2013 é professor na área de agrometeorologia e modelagem agrícola e, em 2014, tornou-se professor associado pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2010 e publicou mais de 100 artigos científicos, 6 livros e mais de uma dezena de capítulos de livros. Na Esalq, coordena o Sistema Tempocampo, que assessora produtores e empresas nos setores de soja, milho e cana-de-açúcar na previsão de safras e na interpretação dos efeitos do clima sobre o desempenho das lavouras.

SBAGRO – A fundação da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia ocorreu em 29 de março de 1973, durante a realização da II Semana de Estudos de Meteorologia Agrícola realizada em Curitiba, PR, com o nome de Sociedade Brasileira de Meteorologia Agrícola. A denominação atual foi atribuída durante a realização do I Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, em julho de 1979, na cidade de Mossoró, RN. Sua atuação está relacionada às áreas da Agronomia, Meteorologia, Física, Engenharia Agrícola, Hidrologia, Geografia, Biologia, Bioclimatologia, Micrometeorologia, Biofísica, Zoneamento Agrícola, Relações Água-Solo-Planta-Atmosfera, Instrumentação, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Estatística, Simulação e Modelagem, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Bioenergia e Ambientes Controlados e demais áreas que se relacionam ao estudo do clima aplicado à agricultura, pecuária e florestas.

Texto: Caio Albuquerque (18/11/2021)

Palavra chave:
LEB agrometeorologia