Grupo da Flórida visitou a ESALQ

Estudantes visitaram laboratórios de pesquisa e debateram a produção de hortaliças no Brasil (crédito: Adauto de Proença)
Editoria:

Visitas aos laboratórios da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e palestras sobre a cadeia de produção de hortaliças no Brasil. Este foi o roteiro na ESALQ, em 29/07, de um grupo de dez estudantes da Universidade da Flórida, e executivos da HM Clause, multinacional do setor de sementes. “A atividade faz parte da primeira edição, no Brasil, do Programa Challenge 2050, que constrói parcerias com universidades brasileiras para discutir soluções integradas e identificação de potenciais profissionais que possam a vir fazer parte do quadro de funcionários da empresa”, conta Eduardo Albonico, diretor da HM Clause no Brasil.

Ao todo, participam do Programa 80 estudantes, que buscam projetar soluções para melhorar a qualidade da atividade agro e assim garantir a oferta de alimentos a uma população crescente. “Assim eles podem aprender, com os problemas atuais, a melhorar o mundo”, conta Ana Luiza Fraisse, estagiária de Recursos Humanos da empresa e que participou da primeira edição do Challenge 2050.

Na ESALQ – Pela manhã, os norte-americanos foram recepcionados pela professora Heloisa Lee Burnquist, que representou a Diretoria e a Comissão de Relações Internacionais. Na sequência, conheceram laboratórios e área experimental do Departamento de Produção Vegetal, acompanhados pelos docentes Paulo Hercílio Viegas Rodrigues, Simone da Costa Mello e Paulo Cesar Tavares de Melo.

No período da tarde, conheceram o Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas (destilaria), do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, onde foram recebidos pelo professor André Ricardo Alcarde e pelo engenheiro agrônomo Arthur Paron de Silva, mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos, na área de bebidas alcoólicas. Em seguida, assistiram a uma palestra do professor Paulo César Tavares de Melo sobre a Cadeia de Produção de Hortaliças no Brasil. Na oportunidade, Melo coordenou também uma dinâmica sobre os desafios da produção de hortaliças. “É fundamental a vinda deste grupo, porque assim podemos estreitar relações com uma das líderes mundiais na área de sementes para hortaliças e, ao mesmo tempo, dar a esses estudantes a chance de tomarem consciência da agricultura brasileira e assim projetar ações de grandes dimensões, considerando a escassez hídrica e de mão de obra, a degradação dos solos e a necessidade de cultivos sustentáveis como o cultivo protegido, por exemplo”, comentou o professor.

Segundo Albonico, antes da ESALQ, os estudantes da Flórida visitaram propriedades agrícolas afim de conhecerem as problemáticas da nossa agricultura. “Essa passagem pelo Brasil será fundamental para que possam depois debater a realidade agrícola brasileira lá na Universidade da Flórida. Para isso, contamos também com a ótima recepção que tivemos na ESALQ, que nos deu suporte administrativo e nos mostrou seu modo de trabalho, a interação com outras universidades estrangeiras e projetos alinhados com os objetivos mundiais do futuro”. Na ESALQ, as ações foram coordenadas pelo Serviço de Atividades Internacionais.

Texto: Caio Albuquerque (29/07/2015)

Palavra chave:
HM Clause 2050 challenge