Grupo de extensão da Esalq atua com produtores familiares da serra de São Pedro

Editoria:

Na edição 44 do podcast Estação Esalq, Fabiano Pereira conversa com Ademir de Lucas, coordenador do Grupo de Extensão São Pedro, o Gesp. Criado em 1989, o Gesp desenvolve trabalhos junto a uma comunidade de produtores familiares localizadas no alto da serra de São Pedro, SP. Esses produtores estão organizados na Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Município de São Pedro (COOPAMSP). Os alunos visitam os produtores semanalmente e utilizando-se a metodologia participativa, assessoram as famílias em suas atividades de organização, produção de leite, grãos, oleicultura, realizando atividades de orientação técnica, excursões e de elaboração de um informativo mensal da Cooperativa.

Na pauta do podcast, Ademir de Lucas faz um breve histórico do grupo e suas atividades. Além disso, ouvimos os depoimentos dos estudantes da Esalq Josemaria Barbosa, de Engenharia Florestal, e Ana Leme, de Gestão Ambiental. Eles falam sobre as experiências vividas no Gesp e as contribuições destas em sua formação. Para fechar o bate-papo, temos a fala da engenheira agrônoma Maria Vitória Constantin Vasconcelos, egressa da Esalq que participou do grupo durante seu tempo de estudante.

A versão em áudio do podcast pode ser conferida clicando AQUI.

Texto: Caio Albuquerque (15/07/2020)