Homenagem à Carolina Dini Jorge

Ato reuniu a comunidade universitária em frente do Edifício Central da Esalq (crédito: Gerhard Waller)

Um ato em homenagem à memória de Carolina Dini Jorge, funcionária da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), uniu professores, servidores, alunos e representantes da comunidade na tarde desta sexta-feira, 29/4.

A reunião em frente do Edifício Central da Esalq, lembrou a funcionária da universidade, vítima de feminicídio no último dia 24 de março, e reforçou a importância de todos no combate a este tipo de crime.

O vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, recebeu os presentes e, na sequência, a professora Heliani Berlato, coordenadora do Programa INCLUA, leu o poema “Saudade que sangra”, de Nilva Souza e, ainda, falou sobre a temática da mulher.

Presente na homenagem, a vice-reitora da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, destacou a importância de a universidade contribuir para o combate da violência contra a mulher. “A reitoria da USP expressa toda a solidariedade e sentimento aos familiares da Carolina. O feminicídio é possivelmente uma das formas de assassinato mais abjetas, destrói a família no sentido mais profundo, pois destrói o afeto e a convivência O Brasil está vergonhosamente entre os países que mais pratica violência contra as mulheres e esse é um fenômeno que temos que enfrentar e a universidade, uma das últimas agências civilizatórias deste País, tem que contribuir”.

As palavras da Sra. Maria Luiza Dini Jorge, carregadas de sensibilidade e espiritualidade, emocionaram os presentes com uma mensagem de força e carinho. A mãe de Carolina lembrou, ainda, que seus netos estão sendo cuidados com o amor e a responsabilidade a que têm direito.

Finalmente, a professora Heliani lembrou que, nas próximas semanas, será lançada a campanha USP contra o feminicídio. “Entre as ações, será colocado à disposição do público feminino um canal de ouvidoria. Entendemos que muitas dessas mulheres não sabem como falar sobre isso, se sentem constrangidas e a proposta é que todas as mulheres da universidade se sintam acolhidas”.

O ato em homenagem à Carolina Dini Jorge foi encerrado com soltura de balões brancos e com uma salva de palmas.

Texto: Alicia Nascimento Aguair e Caio Albuquerque (29/4/2022)