Homenagem ao Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso

Fernando Penteado Cardoso (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), lamenta o falecimento do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso no dia 07/09/21. Formado pela Esalq/USP em 1936, desempenhou várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964.

Priorizando Ciência, tornou-se destaque como fundador e presidente da Manah, empresa de fertilizantes e pecuária de corte de 1947 a 2000. Com a venda da empresa, destinou parte dos recursos para a criação da Fundação Agrisus em abril de 2001, instituição privada e sem fins lucrativos destinada a pesquisa na área de agricultura sustentável, com prioridade para a técnica do Plantio Direto, inovadora no Brasil.

Egresso de energia ímpar, considerado como um ícone das gerações de alunos do Agronegócio Brasileiro, deixou um legado de exemplo na participação efetiva do cenário nacional no segmento do empreendedorismo.