Homenagem ao professor Edgar Beauclair

Edgar Gomes Ferreira de Beauclair (imagem acervo Esalq)

Faleceu na madrugada do último domingo, dia 20 de dezembro de 2020, em João Pessoa (PB), o Professor Doutor da Esalq/USP, Edgar Gomes Ferreira de Beauclair. Lotado no departamento de Produção Vegetal da nossa instituição, o docente era querido por todos.

Atuava na área de Planejamento e produção sustentável de cana-de-açúcar, foi Coordenador Executivo do Pólo Nacional de Biocombustíveis (2008-2009). O Professor Beauclair graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), titulou-se Mestre (1991) e Doutor (1994) em Agronomia, no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo.

Iniciou sua carreira no CTC (antiga Copersucar), trabalhou no USDA (Houma, Louisiana) em 1982, desenvolvendo trabalhos com biometria da cana-de-açúcar e sistemas de produção. Foi gerente agrícola nas Usinas Santa Helena e Bom Jesus (1987 a 1989).

Ao longo da sua trajetória, publicou trabalhos no Brasil e exterior, em revistas especializadas de alto impacto. Fez parte do Conselho editorial da revista Visão Agrícola (Piracicaba) e atuava como membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba, órgão que presidiu entre 2005 e 2009. Fundou em 2006 e coordenava até os dias atuais, na Esalq, o GECA (Grupo de Estudos em Cana-de-Açúcar). Participava ainda de grupos temáticos de pesquisa em cana-de-açúcar e, desde 2011, figurava entre os pesquisadores convidados no CTBE (Centro de Tecnologia do BioEtanol).

Um dos expoentes da nossa Esalq/USP, Beauclair era referência na área de Agronomia, com ênfase em Planejamento e Modelagem da Produção e Cultivo Sustentável de Cana de Açúcar, atuando principalmente com planos de negócios, planejamento e otimização do plantio e colheita, sistemas de produção adequadas a cada ambiente de produção, sustentabilidade da cadeia de produção, adubação da cana-de-açúcar, condicionadores orgânicos de solo, análises de crescimento de cana-de-açúcar e previsão da produção, fitotecnia, tecnologia de fertilizantes em cana-de-açúcar, colheita da cana-de-açúcar e demais ítens ligados ao cultivo da cana-de-açúcar.

Sempre bem humorado, atencioso e dedicado, o professor Edgar Beauclair deixa a comunidade esalqueana repleta de amigos. Sempre disposto a encarar novos desafios, esteve presente em tantos momentos importantes da nossa Esalq, contribuindo com a formação de centenas de jovens na graduação e na pós-graduação. Desempenhou com êxito e louvor pesquisas de destaque e atividades de extensão que levaram conhecimento à comunidade externa. Torcedor do Fluminense e amante da arte do mergulho, deixa a todos um legado de amizade, boas lembranças e fé nas pessoas iluminadas como ele.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) solidariza-se com todos os seus familiares e amigos. Seguimos mais tristes, mas levamos conosco a sua força e a sua honestidade, querido Professor Edgar Gomes Ferreira de Beauclair.

Palavra chave:
edgar beauclair lpv