Homenagem a Joaquim José de Camargo Engler

Professor José Joaquim de Camargo Engler atuou no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq (LES)

Dia 23 de julho de 2023, a diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu a notícia de falecimento do Professor Joaquim José de Camargo Engler, ocorrida em São Paulo, fato que deixou dirigentes da instituição consternados pela relevância dos trabalhos prestados em favor do desenvolvimento da comunidade acadêmica e da pesquisa científica nacional.

Em nota de falecimento, a diretora da Esalq, profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, destacou a brilhante carreira de Engler. “Suas contribuições para a história da Esalq e da USP, bem como seu papel fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, ficarão registrados na história das grandes instituições do Estado de São Paulo. Seu legado segue sendo exemplo de visão inovadora”.

Formação acadêmica

Nascido em Campinas em 1942, Engler graduou-se em Engenharia Agronômica, em 1964, na Esalq. Em 1968, obteve o título de Doutor em Economia Aplicada pela Esalq/USP; em 1969, o título de Mestre em Economia Agrícola e, em 1971, de PhD (Philosopher Doctor) em Economia Agrícola pela The Ohio State University; em 1978, obteve o título de Livre Docente em Análise Econômica pela Esalq/USP.

Trajetória acadêmica

Em 1979, Engler tornou-se Professor Adjunto da Esalq e, em 1981, Professor Titular. Foi, também, Professor Visitante na área de Teoria Econômica no Centro de Estudos de Economia Agrária do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal.

Publicou cerca de uma centena de artigos científicos e relatórios de pesquisa, com participações em livros e outras publicações didáticas e presença em dezenas de reuniões científicas, congressos e seminários no Brasil e no exterior e orientações de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Foi representante da América Latina no Comitê da Associação Internacional de Economistas Agrícolas; Membro da Comissão de Tecnologia Agropecuária, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia; Membro da Comissão de Consultores da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior); Consultor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), entre outras atribuições.

Trajetória administrativa

Na área administrativa, Engler foi diretor da Esalq, de 1982 a 1986, Coordenador e Prefeito do Campus Luiz de Queiroz e, ainda, Diretor Pró-tempore do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) entre maio e agosto de 1985. Em 1976, foi um dos idealizadores e um dos primeiros diretores da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

Na reitoria da USP, Engler foi chefe de gabinete do reitor, Assessor Técnico de Planejamento, Coordenador do Grupo de Planejamento Setorial, Coordenador de Administração Geral, Coordenador e editor do Anuário da USP e, por 31 anos, presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP.

No final da década de 1980, Engler passou à função de Coordenador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na área de Ciências Agrárias. Entre 1988 e 1993, foi membro do Conselho Superior da Fundação. A partir de 1993, assumiu o cargo de Diretor Administrativo da Fapesp, sendo reconduzido e permanecendo no cargo até 2017.

Premiações e distinções

Entre os muitos prêmios e distinções recebidos, foi agraciado com Prêmio Lion; Prêmio Pontal; Prêmio Theodureto Leite de Almeida Camargo; Kellog Travel Fellow; Medalha Fernando Costa, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo/Aeasp – 1991; Biografia transcrita no International Directory of Business and Management Scholars and Research (Harvard Business School); OSU – International Alumni Award – 1994; Medalha Paulista do Mérito Científico e Tecnológico em 2001/Centenário da Esalq; Medalha de Mérito Científico Prof. Dr. Walter Radamés Accorsi/2001; Título Sientiarum Persona Magnífica/2001; Título de Cidadão Piracicabano/2007; Prêmio IAC – Personalidade da Pesquisa, Instituto Agronômico de Campinas/2014; Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba/2017, Troféu O Semeador.

A cerimônia de despedida do Professor Joaquim José de Camargo Engler ocorrerá na próxima quinta-feira, 27 de julho, das 10h às 16h, na Sala D, do Cemitério Parque da Ressureição, na Avenida Luciano Guidotti, 1754, Jardim Caxambu, em Piracicaba (SP).

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 25.07.2023