HQs na Escola abordará o potencial dos quadrinhos como ferramenta de ensino-aprendizagem

Versão para impressãoEnviar por email
Editoria: 

De 24 a 26 de janeiro acontecerá o “HQs na Escola”. A atividade é organizada pelo CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, em conjunto com o Museu “Luiz de Queiroz” e o Serviço de Cultura e Extensão, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A proposta é iniciar 2022 com atividades que demonstrem o potencial das histórias em quadrinhos aplicadas como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Na programação, constam atividades que oferecem oportunidades de explorar o conceito e demais áreas e tópicos ligados a esse tipo de representação gráfica, partindo desde sua utilização em sala de aula, até processos editoriais, a representatividade nas histórias, a produção acadêmica, atividades no mercado de trabalho, bem como instigar a produção de quadrinhos como material próprio, demonstrando aos alunos, professores e demais públicos, a importância e relevância do tema.

De cunho gratuito, o “HQs na Escola” busca auxiliar diretamente a profissionais da área da educação, sem excluir demais participantes, por meio de palestras, bate-papos e oficinas práticas.

Inscrições: bit.ly/IncricaoHQsNaEscola

Para saber mais, basta seguir as redes sociais dos organizadores ou escrever para museulq@usp.br .

Instagram:
@crecin.esalq
@museulq
@svcexesalq

Cronograma

Dia 24 de janeiro

9h-11h - As histórias em quadrinhos (HQs) nas escolas

Palestrante: Prof.ª Dra. Rosebelly Nunes Marques - Docente do Dep. de Economia,
Administração e Sociologia - LES/Esalq/USP
Formato: Online
Breve resumo: o que são as HQs, como podem ser utilizadas e suas oportunidades em serem
ferramentas de ensino.

14h-16h - Turma da Mônica: as histórias em quadrinhos como apoio educacional

Palestrante: Amauri Sousa - Instituto Mauricio de Sousa
Formato: Online
Breve resumo: conversaremos sobre processos de produção de gibis temáticos em projetos do Instituto Mauricio de Sousa referentes a alimentação, a saúde, o meio ambiente, a inclusão, dentre outros, destacando principalmente seus impactos, demonstrando assim o potencial que as HQs podem ter como ferramenta de apoio educacional.

Dia 25 de janeiro

9h - 11h - Projeto: HQ “Contra Tempo – uma viagem de 200 anos”. Desafios, importância e impactos de aprender nossa história.

Palestrante: Mariluce Moura - Ciência na Rua
Formato: Online
Breve resumo: durante a palestra, entenderemos mais a proposta deste projeto, suas pesquisas,
os impactos e os processos de produção. Ainda, vamos entender como é trabalhar com
profissionais e áreas tão diferentes.

14h - 16h - Quadrinhos nacionais: valorização, representação e oportunidades.

Palestrante: Rapha Pinheiro - Editora Guará
Formato: Online
Breve resumo: abordando um pouco do cenário nacional da produção de HQs, falaremos sobre
onde estudar quadrinhos, as ferramentas de trabalho e formas de se projetar no cenário nacional.
Ainda, abordaremos oportunidades para artistas brasileiros exporem e trabalharem suas obras,
atrelado a representatividade e visibilidade que o povo brasileiro carrega consigo.

14h - 16h - Gênero e representação nos quadrinhos

Palestrante: Gabriela - Mina de HQ
Formato: Online
Breve resumo: durante este momento, iremos debater sobre a representatividade dentro e fora
das obras de histórias em quadrinhos, como a inserção de artistas plurais no mercado editorial e
de produção de conteúdo, até a importância de se ter materiais que ampliem vozes mais
diversas.

14h - 16h - Dublagem: da voz dos personagens para uma forma de se expressar e aprender*

Palestrante: Dubladora - Larissa Cardoso e Veridiana Benassi
Formato: Online
Breve resumo: em um bate-papo, iremos descobrir o que é a dublagem, sua trajetória no Brasil,
seus papéis sociais, bem como debater acerca de preconceitos com dublagem, adaptações, além
das diferenças entre dublagens de personagens de quadrinhos, cinema, o que é voz original, sua
importância, além de exercícios e a aplicação em ambientes como aulas, teatro e música.

Dia 26 de janeiro

9h - 11h - HQs e outras obras como inspiração e oportunidades de expressão

Palestrante: Joana Kretzer Brandenburg e Otavia Alves Cé
Formato: Online
Breve resumo: cosplay e fanfic são fenômenos transmidiáticos que englobam uma série de
possibilidades, desde socialização e representação, até processos de criação artística e atuação
no mercado de trabalho. Apesar de serem atividades distintas, ambas possuem muitas
semelhanças, culminando na mais relevante: o fã-autor. Neste bate-papo vamos falar um pouco
sobre os conceitos que englobam cosplay e fanfic, bem como as oportunidades que estes são
capazes de proporcionar.

14h - 16h - Diversidade e representatividade em personagens do universo das HQs

Palestrantes: Chris Rantin – Legião dos Heróis e Cris Siqueira - Coxinha Nerd
Formato: Online
Breve resumo: em um bate-papo sobre inclusão, representatividade e visibilidade, iremos
receber dois palestrantes que atuam com produção de conteúdos vinculados ao mundo geek,
onde as histórias em quadrinhos estão presentes! Veremos personagens e momentos marcantes
em diversas histórias. Mas, engana-se quem acha que é só de super-heróis que iremos falar!

14h - 16h – Utilizando os mangás como ferramenta de aprendizado

Palestrante: Adriana Iwata
Formato: Online
Breve resumo: de forma prática e didática, essa modalidade de quadrinhos carrega consigo uma
diversidade de fatores culturais e históricos, que quando atrelada a metodologias de ensino, se
tornam ferramentas de aprendizado, inclusão e expressão.

19h - 21h30 - Atividade Cultural - Uma aventura de RPG

Formato: Online
Breve resumo: veremos uma aventura de um único capítulo, destacando como o RPG pode ser
utilizado para criação de cenários, trabalhando a imaginação e instigando os participantes. Serão
quatro jogadores e um mestre que estarão participando deste evento!
Sinopse da aventura: um grupo de heróis em ascensão recebe um pedido de ajuda da Estação
Orbital de Segurança Máxima SS25, para conter uma falha de segurança. Os quatro agora
deverão partir nesta missão, rumo ao espaço.
Sistema: Savage Worlds - Edição Aventura
Mestre: Thiago
Jogadores: Artur, Joana, Beatriz e Charles.

Texto: Caio Albuquerque (12/01/2022)